A Direção Municipal da APLB-Sindicato realizou na última sexta-feira (20), o II Seminário de Formação Sindical abordando os temas “Piso, Carreira e Aposentadoria: Enfrentando questões do cotidiano”.
O evento contou com as presenças de Margarete Fróes, diretora local da APLB; Dr. Alender Correia, Servidor do INSS; Professora Caroline Moraes Brito; e os professores da rede municipal de ensino.
Foi um espaço de construção e aprendizado diante sobre direitos trabalhistas durante a palestra ministrada pelo advogado Dr. Alender Correia, que é servidor do INSS local. Os professores tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre o assunto.
A segunda palestra ficou por conta da professora Caroline Moraes Brito, Licenciada em Letras e Filosofia pela UESB; Especialista em Linguística Textual e em literatura Brasileira; Professora da rede Estadual e Municipal em Jequié; Diretora Geral da APLB/Jequié; Ex-presidente dos Conselhos de Educação e Fundeb de Jequié. Ela palestrou sobre piso e carreira dos professores.
O evento mostrou avanços e retrocessos da categoria na luta com o governo municipal. Mas, o objetivo central foi à capacitação dos professores sobre os direitos constitucionais da classe.
O Seminário contou ainda com apresentações alusivas ao dia da Consciência Negra, que é lembrado em 20 de novembro. A escola Manoel Pires fez duas apresentações. Uma no turno matutino e outra no vespertino. O vereador Paulo Ézio participou da formação Sindical da APLB.
No turno vespertino, as apresentações da escola foi um desfile das belezas negra da escola. A escola Manoel Pires é uma das responsáveis pela colocação de Itiruçu em 1ª lugar na Bahia na Alfabetização, resultada da prova ANA- Avaliação Nacional da Alfabetização.