O Mestre em Educação, Renê Silva, de Nova Itarana, fundador do Educavale, Fórum de Secretários Municipais de Educação do Território Vale do Jiquiriçá, foi indicado para Coordenar no Estado da Bahia a equipe de Avaliadores Educacionais que atuarão na Rede de Apoio técnico a ser prestado aos municípios na adequação/elaboração dos Planos de Carreira e Remuneração.
Ela visa, através do Regime de Colaboração, buscar apoiar os municípios para o cumprimento da meta 18 da Lei 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação), que visa “assegurar, no prazo de 2 (dois) anos, a existência de planos de Carreira para os (as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos (as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal.”. Como o PNE foi aprovado em junho de 2014, os municípios tem até junho de 2016 para alcançar essa meta.
“Para mim foi uma grande honra ter sido indicado pela Secretaria da Educação do Estado para coordenar esta ação, tendo ainda minha indicação referendada pela UNDIME, entidade da qual já pude contribuir atuando como vice-presidente (2011-2013). Vamos ter a primeira formação dos Avaliadores Educacionais que atuarão em toda região nordeste agora no final de novembro, em Aracaju. Após a formação divulgaremos com será desenvolvido o trabalho no Estado da Bahia.”
A ação é coordenada pela Diretoria de Valorização dos Profissionais de Educação – DIVAPE da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE, do Ministério da Educação, em parceria com os municípios através da UNDIME e com as Secretarias de Educação Estaduais. Renê é colunista do Itiruçu Online pautando a educação.