O recadastramento eleitoral biométrico é realizado para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. No recadastramento são coletadas a assinatura eletrônica do eleitor, sua foto (com medidas da face) e as suas impressões digitais. Daí o nome ‘biometria’ – porque agora serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.
No Estado da Bahia, a identificação biométrica iniciou-se em 2009, com os eleitores da 200ª Zona Eleitoral, sediada no município de Pojuca, e prosseguiu no ano de 2013 em mais 29 municípios de 12 Zonas Eleitorais (veja a relação ao final deste texto), totalizando ao final mais de 340 mil eleitores recadastrados biometricamente, o que corresponde a mais de 3% do eleitorado baiano. Até maio de 2015 mais de 500 mil eleitores passaram pelo procedimento.
Mais cidades no interior do estado vão receber o processo de cadastramento. A próxima etapa do programa atenderá 55 Zonas Eleitorais, beneficiando as cidades de Lafaiete Coutinho, Apuarema, Gandu, Jequié, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Barreiras, Porto Seguro, Cruz das Almas, Serrinha e Camaçari.
Até o momento não há informações sobre o recadastramento eleitoral biométrico na Comarca Eleitoral para os municípios de Itiruçu, Lajedo, Maracás e Planaltino. Assim que for programada a ação o Itiruçu Online divulgará. Clique aqui e confira a lista dos municípios que irão receber o processo de Recadastramento Biométrico.