Nesta segunda-feira (09), o CONVALE realizou a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Território do Vale do Jiquiriçá. Foram mais de 220 inscritos e uma participação efetiva de 180 conferencistas. Além do debate e escuta pública sobre as Emergência Climática e Transformação Ecológica, a Conferência do Território do Vale do Jiquiriçá contou com:
* Acessibilidade e inclusão com a tradução da conferência para linguagem brasileira de sinais – libras;
* Feira da sociobiodiversidade do território:
* Participação artística locais de diferentes municípios
* Doação de mudas para os participantes
* Elaboração de excelentes propostas sobre a temática
* Trocas e compartilhamentos entre os participantes.
“Foi uma conferência que vai ajudar balizar toda a política climática, a partir de informações e sugestões da sociedade civil. A participação da sociedade no processo é muito importante e precisamos ouvir todas as ideias”, ressalta Danillo Italliano, presidente do Convale.
Desde o início do ano, os municípios do Vale Jiquiriçá estão sendo mobilizados para participar das Conferências Municipais e Intermunicipais do Meio Ambiente. A iniciativa visa envolver a população no enfrentamento dos desafios climáticos.
Com o tema central “Emergência Climática e Desafio da Transformação Ecológica”, a edição deste ano da Conferência Nacional propõe um debate amplo e profundo em torno de cinco eixos temáticos, cada um abordando aspectos fundamentais das mudanças climáticas e da preservação ambiental. São eles: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.