Na sexta-feira(02), o 19º BPM iniciou uma mega operação, durante todo o fim de semana, com o intuito de intensificar as ações preventivas na cidade de Jequié. O MAJ PM Alexandre Motta Lima, atual comandante do Batalhão, participou das abordagens nos três dias, juntamente com os capitães comandantes das respectivas companhias. No total, foram detidos seis pessoas, sendo quatro por tráfico de drogas e duas por suspeita nas recentes explosões de caixas eletrônicos na região.
Na sexta-feira(02), por volta das 22h, nas imediações da baixa do Bonfim, no Jequiezinho, foi detido Ednaldo de Jesus Santos(24), com dez trouxinhas de maconha, embaladas e prontas para o comércio. Posteriormente, às 22h30min, na Vila Vitória, também no Jequiezinho, foi detido Marcos Vinícius Felício dos Santos(21), com oito papelotes de cocaína.
As ações foram desenroladas durante toda a madrugada, e, nas primeiras horas do sábado(03), no bairro do Km 3, foram detidos Alisson Ribeiro da Silva(20) e Gilnei Souza Santos(29), ambos suspeitos de envolvimento com as recentes explosões de caixas eletrônicos na região. Gilnei Souza Santos, apelidado de “Nei do Bode”, cumpriu pena na cidade de Feira de Santana, por posse ilegal de arma de fogo e atualmente era considerado foragido da justiça, com mandado de prisão em aberto, pelo sequestro do gerente do banco de Boa Nova.
Ainda no sábado(03), por volta das 19h30min, no bairro da Cidade Nova, foram detidos Wellington Souza Pereira e Alexandre Magalhães Santos, ambos com 57 pedras de crack, duas petecas de cocaína e 205g de maconha prensada, além da quantia de R$ 353,00 reais em dinheiro e uma balança de precisão. O Setor de Comunicação Social do 19 BPM, informou que todos os envolvidos foram apresentados na delegacia de Jequié, juntamente com todo o material apreendido. O Major Motta Lima, agradeceu aos policias militares envolvidos na operação e aproveitou para reafirmar à comunidade Jequieense o seu compromisso com a paz social, tendo como fulcro principal, o conceito de Polícia Cidadã.