Desde o início de fevereiro, policiais militares do 19° BPM estão sendo escalados em pontos estratégicos da cidade, numa dinâmica específica de abordagens a pessoas e a veículos. Batizada de “Operação Presença”, a meta principal do comandante do batalhão é inibir a prática do delito através da ostensividade.
O Major Ricardo Santana, ressalta que todos os oficiais comandantes de companhia foram orientados a ocupar os pontos notáveis, considerados sensíveis de suas respectivas áreas de atuação. Por exemplo: na Avenida César Borges, policiais do grupamento de motociclistas da 1ª CIA PM, convergem suas ações no horário do cooper, no Jequiezinho, a 2ª CIA PM realiza operações de fiscalização no Cilion, enquanto policiais da 5ª CIA PM realizam abordagens na área do Mandacarú.
A “Operação Presença” é uma ação de grande porte, que necessita de planejamento e de sincronia entre as companhias do orgânico do batalhão. A eficácia das ações policiais podem ser traduzidas na quantidade de veículos fiscalizados neste último fim de semana. Um total de 983 veículos, inclusive motocicletas.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL