Vale Jiquiriçá: Jaguaquara, Santa Inês, Irajuba, Nova Itarana e Brejões têm risco acentuado de apresentar casos da Covid-19

Um mapeamento independente feito por três pesquisadores baianos aponta que 74 cidades da Bahia que ainda não registraram casos de Covid-19 têm risco acentuado de apresentar ocorrências da doença. Dos 417 municípios do estado, 47 deles tiveram vítimas infectadas, segundo dados mais recentes da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Se essas 74 cidades que ainda não tiveram casos vierem a registrar ocorrências nas próximas semanas, estima-se que, em breve, a Bahia pode chegar a 122 municípios afetados pela doença.

Embora o estudo não faça uma previsão temporal de quando isso ocorrerá, o geógrafo Kaique Brito Silva, um dos autores do mapeamento, diz que a quantidade de casos no estado tem dobrado, em média, a cada três dias e que, sendo assim, é possível que o número de cidades atingidas pela Covid-19 possa crescer já nos próximos 15 dias. Até esta segunda-feira (6), a Bahia tinha 436 casos confirmados de infecção, com 11 mortes.

No Vale Jiquiriçá costa na rota as cidades de Jaguaquara, Santa Inês, Irajuba, Nova Itarana e Brejões.

Para determinar o risco, o estudo feito pelos cientistas vinculados à Unicamp, Ufba e UFS, leva em conta a existência de rodovias, portos, aeroportos e ferrovias nas cidades — locais de forte circulação de pessoas e que constituem cenário propício de contaminação.

“A propagação do vírus tem alguns padrões relacionados ao deslocamento e o destaque maior é nas rodovias federais porque o grande fluxo de pessoas no estado da Bahia é através delas. A Bahia é o principal estado de transição entre Nordeste e Sudeste, então imagine que se as pessoas contaminadas de São Paulo estão resolvendo voltar para suas casas no Nordeste, elas vão passar por aqui”, explica o geógrafo, doutorando da Unicamp.

Finalizada em 2 de abril, a pesquisa identificava inicialmente 91 cidades na iminência de registrar novos casos, incluindo neste total algumas que já tinham ocorrências, como Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, entre outras. Cinco dias após o estudo, 12 novos municípios passaram a integrar a lista de locais com confirmações de contaminação. Foram eles: Adustina, Belmonte, Coaraci, Dias D’Ávila, Gandu, Ibotirama, Itapetinga, Palmeiras, Santa Cruz Cabrália, Simões Filho, Utinga e Uruçuca. *Correio é a fonte.

CONFIRA MAPA COM AS 74 CIDADES COM RISCO DE POSSÍVEIS CASOS:


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas