Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Rui diz que assassinato de Márcio Matos ‘foi crime de mando’; vítima foi atingida por arma .40

Fotos Manu Dias/GOVBA.

Cumprindo agenda institucional nesta sexta-feira (26), o governador Rui Costa visitou o município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Na cidade, Rui Costa visitou o Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde inaugurou a nova emergência. No local, ele assinou a ordem de serviço para início das obras de terraplanagem, pavimentação e drenagem do acesso em pista dupla do novo aeroporto e formaliza um convênio do Bahia Produtiva – edital Fruticultura Café. Foi entregue também a adutora do Rio Gaviãozinho e a ampliação de ligações intradomiciliares nos bairros Vila América e Morada Real. O governador assinou ordem de serviço para restauração e manutenção por um período de cinco anos da BA-263, trecho Conquista/Itambé, e da BA-262, trecho Conquista/Brumado. Rui vistoriou as obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista, onde encerrou sua agenda na cidade.

Durante a solenidade, Rui Costa também inaugurou o escritório regional do Programa Primeiro Emprego, que contemplará os Territórios de Identidade do Sudoeste e Médio Sudoeste da Bahia, e autorizou um convênio do Programa Bahia Produtiva – edital Fruticultura Café, com a Associação de Agricultores Familiares da Comunidade de Remanescentes de Quilombo da Lagoa de Melquiedes e Amancio, no valor de mais de R$ 430 mil.

Rui diz que crime de Marcinho do MST foi  de ‘mando’:

Rui se emocionou ao encontrar mãe de Marcinho.

Ao lado da mãe da vítima, o governador Rui Costa disse que assim que soube do crime determinou a formação de equipe especial para investigar e identificar os autores e mandantes. “Porque a gente sabe que foi um crime de mando, até porque não levaram nada, dois homens chegaram com capacetes e efetuaram os disparos”, informou o mandatário. Ouça o audio do governador em Conquista.

O crime

O líder do MST em Iramaia e região, Márcio Matos, foi assassinado na noite da quarta-feira (24) na cidade de Iramaia. De acordo com informações ao Itiruçu Online, Matos estava em sua fazenda quando foi surpreendido por dois homens encapuzados que efetuaram disparos de arma de fogo, sendo alvejado na cabeça  por 05 tiros de .40, caracterizando um crime atípico dos ocorridos na Bahia. De acordo com informações colhidas pelo Itiruçu Online, a vítima ainda sofreu lesões de defesa na mão direta e no braço esquerdo.

Conquistense, Márcio Matos ocupava cargo de Secretário de Administração na cidade de Itaetê e era atual coordenador do MST. Filho de Jadiel Matos, ex-prefeito de Conquista, Márcio era tido no meio político como jovem arrojado e bom articulador. Matos participaria de uma reunião com membros do MST na mesma noite. Com tinha 33 anos, o jovem pleiteou ser candidato a prefeito de Vitória da Conquista. Ele ( Márcio) era braço direito do deputado federal Walmir Assunção.