Representantes do Educavale participam do IV Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, em Curitiba

A Professora Sheila Mascarenhas Tranzilo, dirigente Municipal de Educação de Planaltino e Coordenadora do Educavale – Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – ,  juntamente com o professor Renê Silva,  Coordenador Pedagógico e Assessor Técnico do Educavale, participaram do IV Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação realizado em Curitiba – Paraná, no período de 27 e 28/09/2019. O objetivo do encontro foi reunir os líderes de Arranjos e Consórcios que compõem a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação e, também, outros líderes de Consórcios e de Arranjos que não a integram, mas que estão desenvolvendo ações conjuntas na Educação com o intuito de promover a troca de experiências em Regime de Colaboração, tema que vem ganhando força no cenário nacional como forma de alcançar uma educação pública de mais qualidade social e com equidade.

A palestra de abertura foi com o Professor Binho Marques, Ex-Secretário da extinta Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) do MEC – Ministério da educação e Cultura.

Comitiva Baiana no Encontro:

Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal do Mosaico das APAS do Baixo Sul – CIAPRA Viviane Aragão, Diretora da Câmara Técnica do Ciapra, Eduardo Mendes DME de Igrapiúna e Secretário Executivo da CTE Ciapra, Secretário e Deusdete Júnior DME de Piraí do Norte e Membro do Comitê de Ética da CTE do Ciapra. Câmara Técnica de Educação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do litoral sul da Bahia Luciano Veiga Secretário Executivo do CDS-LS, Cláudia Corrêa, Coordenadora da CTE CDS LS e Manoel dos Santos, Articulador Local da Estratégia de Educação do Instituto Arapyaú em apoio técnico à CTE do CDS-LS.

Arranjo de Desenvolvimento da Educação Agreste Litoral Ana Cristina Falcão, Coordenadora Pedagógica Territorial do ADE Agreste Litoral e Jean Cleverson Simões Rego, Secretário de Educação de Alagoinhas. Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Chapada Diamantina, Enoque Francisco de Jesus, Secretário de Educação de Seabra e Fernanda Ramos de Novaes, Diretora de Relações Institucionais do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – ADE Chapada.

Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – Educavale -, Sheila Mascarenhas Tranzilo, Secretária de Educação de Planaltino e Coordenadora do Educavale; e Renê Silva, Assessor Técnico do Educavale.

Para a professora Sheila Mascarenhas Tranzilo, Dirigente de Educação de Planaltino e Coordenadora do Educavale,  o evento foi muito significativo e de grande aprendizado. “Foram dois dias de muito conhecimento e troca de experiências. A proposta da Rede é fortalecer o trabalho colaborativo nos Territórios por meio dos ADES e dos Consórcios em Educação com ações que visam integrar, instrumentalizar e engajar os parceiros envolvidos”.

“O encontro proporcionou uma troca de experiências muito rica. Foi possível dialogar sobre as diferentes formas de gestão das iniciativas de articulação territorial e como potencializar esse trabalho. Saio muito animado, pois na Bahia o trabalho que o Educavale e a Undime estão fazendo está no caminho certo, e precisamos potencializar o diálogo com a Secretaria da Educação do Estado para transformar esse apoio à articulação territorial como política pública”, Renê Silva.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas