Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Pacto pela Vida será ampliado no governo Rui Costa

pacotovida
O governador eleito da Bahia, Rui Costa, anunciou que vai manter o programa Pacto pela Vida e já prevê ampliar as ações para a garantia da promoção da paz social. Uma das novidades anunciadas é a aproximação do programa com as escolas públicas estaduais. “Vamos levar o Pacto pela Vida para as escolas. Com diálogo, oportunidade e prevenção, nossos jovens serão cidadãos de bem e estarão longe da criminalidade”, disse Rui ao participar da última reunião balanço do programa, realizada nesta sexta-feira (12), no Ministério Público da Bahia.
A aplicação da iniciativa anunciada deve ter início já em janeiro de 2015, começando pelo Colégio Luiz Tarquínio, na Cidade Baixa, em Salvador. Foi lá que Rui Costa concluiu sua vida escolar. A ideia é reunir diretor, professores, pais e alunos na busca por mais qualidade na educação e, também, na prevenção de crimes.
15820115477_9bf9b8512c_z
Ao que indica, Rui estará bem próximo da população, conferindo de perto a qualidade do serviço prestado. As visitas não serão apenas em escolas; locais como hospitais, delegacias e centros de inteligência devem fazer parte dos pontos de checagem do próximo governador. “Não pretendo ir apenas aos locais que apresentem os melhores desempenhos, vou, principalmente, em áreas de maior dificuldade”, antecipou.
A reunião balanço foi coordenada pelo governador Jaques Wagner, que, ao lado dos secretários estaduais Maurício Barbosa (Segurança) e Cezar Lisboa (Direitos Sociais) e do governador eleito, recebeu o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal.  Por serviços prestados à segurança da sociedade baiana, o ministro e quatro servidores, entre policiais militares e bombeiros, foram homenageados no final do encontro, com uma comenda concedida pelo governo da Bahia.
O programa – O Pacto prevê ações de prevenção social executadas por diversas secretarias, de modo a reafirmar direitos e dar acesso a serviços públicos indispensáveis. Além de atuar na redução de índices de violência, o programa também realiza tratamento e reinserção social de usuários de drogas.