Moradores relatam aumento de aparecimento de escorpiões em bairro de Feira de Santana

Escorpiões assustam moradores do bairro de Olhos D’Água, em Feira de Santana — Foto: Divulgação/TV Subaé

Moradores do bairro Olhos D’Água, em Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador, relataram o aparecimento de grande quantidade de escorpiões amarelos nas últimas semanas. Segundo eles, a causa é um terreno abandonado que fica na Rua Papa João XXIII. Os moradores dizem que o espaço tem bastante sujeira. De janeiro a outubro deste ano, o Hospital Cleriston Andrade, referência no tratamento para pessoas que são picadas por animais peçonhentos, registrou 295 acidentes causados por escorpiões.

“Inclusive, quando há relatos de se tratar de escorpião amarelo, a gente faz o comunicado em nível de município, para que haja as intervenções necessárias”, disse Gerusa Che, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica. Alguns moradores do bairro contam que já encontraram escorpiões dentro de casa. Segundo o mecânico Ailton Rosário, o filho dele foi ficado pelo inseto.

“A perna dele inchou, aí a gente foi ver o que foi e encontrou o escorpião. Pegamos o escorpião e levamos ele para o hospital”, disse o mecânico. De acordo com a bióloga Juliana Furtado, os moradores devem evitar acumulação de entulhos, blocos, tijolos, telhas, madeiras, pois esses objetos servem de abrigos para os escorpiões. “O local específico para eles ficarem eram as florestas, mas a urbanização inadequada fez com que esse animais saíssem da floresta, já que várias casas estão sendo construídas nesses locais, e virassem pragas urbanas”, disse Juliana. Com informações do G1.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas