Jequié e Ipiaú registram casos da Síndrome de Guillian-Barré

Jequié aparece com 01 caso da doença

Jequié aparece com 01 caso da doença

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, informa que até às 10h de hoje (13/07), foram notificados 76 casos da Síndrome de Guillian-Barré. Desses, 42 foram confirmados, dentre os quais, 26 têm história anterior de Dengue, Zika ou Chikungunya. Ainda conforme o boletim, quatro casos foram descartados, 25 estão em investigação e cinco casos foram determinados como de outros eventos neurológicos.

A Sesab informa ainda que todos os casos estão sendo reavaliados de modo a evitar quaisquer imprecisões. Também explica que os três óbitos foram descartados tanto para Síndrome de Guillian-Barré como para outros eventos neurológicos.

Os casos confirmados estão assim distribuídos: Salvador (26), Valença (01) Itabuna (01), Camaçari (02), Ipiaú (01), Serrolândia (01), Tanquinho (01), Jequié (01), Santa Bárbara (01), Conceição de Feira (01), Lauro de Freitas (02), Castro Alves (01), Cândido Sales (01) e ignorados (02).

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular.

Tipos

Antigamente, acreditava-se que a Síndrome de Guillain-Barré era uma doença de um tipo só. Agora sabe-se que ela pode ocorrer de diversas formas, como:

Polirradiculoneuropatia Desmielinizante Inflamatória Aguda (AIDP)

É o tipo mais comum nos Estados Unidos. O sinal mais comum dessa forma da doença é a fraqueza muscular que começa na parte inferior do seu corpo e se espalha para cima.

Síndrome de Miller Fisher (MFS)

Aqui, a paralisia começa nos olhos. A MFS também está associada ao caminhar instável e ocorre em cerca de 5% dos pacientes com a Síndrome de Guillain-Barré. É mais comum na Ásia do que em qualquer outro lugar no mundo.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas