Jaguaquara e Jequié ligam alerta para aumento de casos do novo coronavírus

Curvas crescentes nas cidades de Jaguaquara e Jequié preocupam os demais municípios que dependem dos dois polos regionais. Jaguaquara é o centro que movimenta a economia hortifrutigranjeira e recebe produtores do Vale Jiquiriçá, além de pacientes para diversas clínicas e no comércio local. A toca da onça nos últimos dias cresceu o número de casos positivos do novo coronavírus, de um salto de quase novos 70 casos da doença. No total são 250 casos positivos, sendo 27 nas últimas 24h. 115 já estão recuperados, perfazendo 135 ativos que o município conseguiu identificar. No total, foram acompanhadas 1956 pessoas. 266% a taxa de crescimento de Jaguaquara.

Já o município de Jequié, que é a metrópole para os municípios do Vale e do Médio Rio de Contas em diversos seguimentos de saúde e econômicos, também tem dados crescentes da covid-19. O município se aproxima dos mil casos, somando 958 positivos, com 33 mortes. 594 estão recuperados. A Taxa de ocupação de UTI adulto é de 89,5%. Nas últimas 24h foram 55 novos testes positivos confirmados em pessoas que o município conseguiu identificar.

Nos dois municípios as situações são de transmissão comunitária, ou seja: a quantidade de casos pode ser maior e o vírus circula nas cidades sem um controle de onde esteja sendo transmitido. Para isso as prefeituras chamam atenção quanto as orientações sanitárias de isolamento social, uso de máscaras e a higienização das mãos, nas ruas e em casa.

No entanto, as decisões nos dois municípios, tanto o prefeito de Jaguaquara, Giuliano Martinelli e de Jequié, Sérgio da Gameleira, estão orientando a retomada gradativa da economia, mesmo com a crescente de casos. Ocorre que, é preciso entender a diferença das orientações entre isolamento social e de LockDown. No isolamento social as pessoas continuam suas atividades essenciais de maneira orientada e com austeridade nas obrigações sanitárias, sendo orientadas a diminuir a quantidade de pessoas nas ruas, ou seja, ficar em casa quem não precisa sair, e se saírem, usem máscaras.

Já no estado de LockDown as ações são de fechamento total, usando em casos extremos nas transmissões comunitárias em todo mundo, que mostrou eficiência para atingir menos pessoas ao mesmo tempo.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas