Itiruçu: câmara aprova título de cidadão honorário à Felix Sampaio, Artista Plástico do Mato Grosso do Sul.

felix

A Câmara Municipal de Itiruçu aprovou por unanimidade de votos nesta última terça-feira (16/09) o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Alexandre Maimone (PCdoB) que outorga o título de Cidadão Honorário a Felix Sampaio, pela prestação de serviços na área cultural, responsável por tornar Itiruçu e região conhecidos no cenário nacional.

Felix Sampaio. Brasileiro de Mato Grosso do Sul, Artista Plástico, nasceu em 06 de setembro de 1961, veio para Itiruçu-Ba com 6 meses de vida, onde passou sua infância e adolescência.
Iniciou sua vida artística em 1977. Transferiu-se para Salvador em 1986.

Autodidata, começou a experimentar as artes plásticas desde jovem, estimulado pelo seu próprio prazer interior de criar. Diante dessa capacidade, ele já executou telas com a técnica óleo sobre Eucatex, Vitrais e óleo sobre tela. Tem participado de diversas exposições coletivas e individuais.  Curiosamente, e por necessidade de flexibilidade e resistência, aproximou-se de uma nova matéria-prima, o fiberglass, dando início a uma criação de esculturas, em tamanhos variados.

Félix Sampaio é autor de importantes obras espalhadas em todo Brasil e em outros países como Portugal, França, Itália e Canadá.  A pedido de várias entidades já realizou importantes obras, a exemplo dos retratos de Dom Lucas Moreira Neves, Dom Geraldo Majella, Irmã Dulce, entre outros.

Foi autor e executor do Monumento Jesus de Nazaré, com um total de 22 metros de altura para o Município de Nazaré-Bahia e do Monumento ao Centenário Carlos Drummond de Andrade em Salvador-Ba. Além destes, em 2002 foi convidado pela prefeitura do município de Esplanada na Bahia, para executar o Monumento Cristo de Esplanada, com 29 metros de altura, marco em homenagem aos Capuchinhos pelos seus 100 anos de dedicação ao Município. Felix possui habilidades em pintura e esculturas onde seu diferencial é a versatilidade sobre as variadas técnicas usadas.


Comentários

5 Respostas para “Itiruçu: câmara aprova título de cidadão honorário à Felix Sampaio, Artista Plástico do Mato Grosso do Sul.”

  1. Avatar

    Agnaldo Neri

    Parabéns meu mano, Itiruçu devia isso para voce. Boa atitude vereador Alexandre Maimone.

  2. Avatar

    VERA LUCIA FREITAS

    Felix parabéns vc merece esta homenagem,já era tempo de alguem reconhecer suas qualidades.

  3. Avatar

    José Sampaio Almeida

    Homenagem mais do que justa a quem sempre eleva o nome de nossa querida Itiruçu ao cenário nacional e internacional.
    Parábens Felix!

  4. Avatar

    Maria Edna Souza (Maria de Gerson)

    Muito digna essa homenagem e merecedora.Também merecedor de ser homenageado o nobre vereador Alexandre Maimone por ter essa grande iniciativa e muitas outras em outros patamares.parabéns!Nossa
    Itiruçu precisa dessas atitudes.

  5. Avatar

    Marilia

    Merecida homenagem! Parabéns Felix, pra mim vc é e sempre foi Itiruçuense, mas vale muito pelo reconhecimento do seu belíssimo trabalho artístico, de sua trajetória e de sua identidade cidadã em nossa Itiruçu. Orgulho de você primo. No dia da entrega quero estar presente. Avisem! Parabéns Alexandre pela iniciativa e a todos que aprovaram…

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas