Irajuba monitora 5 pessoas por ‘contatos’ com positivado de covid-19 e aguarda prazo para realizar teste rápido

O município de Irajuba vive a expectativa de realizar testes rápidos em cinco pessoas que tiveram contato com o positivado para covid-19 na última semana. Ocorre que, um trabalhador do Entroncamento de Jaguaquara e que possui uma oficina mecânica no Km73, perímetro de Irajuba, testou positivo para a covid-19 e, com isso, a Secretaria de Saúde precisou acionar a equipe de combate ao novo coronavírus para acompanhar possíveis contatos diretos e indiretamente com o infectado.

De acordo com informações colhidas pelo Itiruçu Online, a equipe de saúde orientou cinco pessoas que relataram ter tido contato com o proprietário da oficina mecânica, e seguem monitorando, aguardando o prazo legal para realizar o teste rápido, que deve ser feiro nesta terça-feira, dia 16. Ainda segundo o apurado, apenas uma pessoa teve contato diretamente com o positivado, e 04 indiretamente. A Secretaria de Saúde decidiu seguir o protocolo para que os resultados sejam acertados, pois ao ser feito na data anterior ao recomendado, pode ocorrer resultados de falso negativo ou falso positivo.

O teste rápido só é indicado a partir do sétimo dia após o surgimento dos sintomas da doença, tempo necessário para que o organismo produza quantidade suficiente de anticorpos. Segundo especialistas, eles são absolutamente importantes quando utilizados dentro de uma estratégia e sabendo que seu objetivo não é o diagnóstico da doença, e sim o controle epidemiológico, para identificar se a pessoa teve ou não contato com o vírus”


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas