Educação realiza Nucleação de Escolas da Rede Pública Municipal em Itiruçu

nuclearcaoitirucu

Fotos/Blog Itiruçu Online

Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (14), uma reunião com representantes do Legislativo Municipal e com a APLB- Sindicato dos Professores, na sede da Secretaria da Educação, para debater assuntos referentes à nucleação das escolas do município, com o intuito de melhorar o atendimento dos alunos do ensino fundamental, reduzir gastos e reorganizar o funcionamento das escolas.

A Reunião teve por objetivo explicar aos vereadores a necessidade da nucleação para adequar as finanças da educação que, segundo o Secretário Manoel Missias, possibilitará as negociações entre o Sindicato da Categoria dos professores e a prefeitura. Participaram os vereadores Alexandre Maimone, Robson Mauro Ribeiro, João Mota Cardoso, Júnior Petrúquio e Paulo Ézio, além de Margarete Fróes da APLB Sindicato.

DSC00408

 A secretaria expôs as razões que motivaram a tomar esta decisão, a exemplo da diminuição de alunos no censo escolar, o número excessivo de escolas e, principalmente, a busca constante na eficiência do trabalho pedagógico; ainda, para atender a lei de responsabilidade fiscal e poder arcar com as despesas da folha de pagamento da referida secretaria.

Antes de ser debatido com os vereadores, o planejamento de nucleação já vinha sendo discutido desde o mês de Janeiro deste ano, mas somente agora, após a posse do novo secretário Manoel Missias, a prefeitura tomou como medidas a nucleação de duas escolas da rede municipal, cumprindo assim o que determina o Plano de Carreira, Cargos e Funções Públicas e Remuneração dos Servidores do Magistério de Itiruçu.

DSC00409

Segundo as normas estabelecidas pela Lei Complementar nº 4 de 4 de outubro do ano de 2010, no artigo 7º, paragrafo  I, que relata o impedimento do funcionamento de escolas com menos de 100 alunos por Unidade.  Dessa forma optou-se por nuclear a  Escola Presidente Tancredo Neves por está com o número de alunos  abaixo do índice estabelecido na referida Lei.

   Com as novas decisões, os alunos da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves passam a estudar na Escola Municipal Rita Pimentel Ribeiro. A Escola Tancredo Neves terá o quadro de profissionais remanejados para outras unidades, conforme estabelece a Lei do Plano de cargos e Salários do Magistério.   A Escola Municipal Rita Pimentel Ribeiro terá seus  alunos migrados para a Escola Municipal Maria Isabel Pimenta por ser a escola melhor adaptada para o ensino infantil.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas