#AldeiaTEC leva tecnologia para escola municipal de Planaltino

Foi realizado nesta terça-feira (19) no município de Planaltino, a ação itinerante de imersão tecnológica intitulada #AldeiaTEC:  projeto de extensão “Fábrica de Software; Laboratório Experimental de Desenvolvimento de Software com Integração Social”, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Softwares (CPDS), vinculado ao Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT), campus de Jequié, em parceria com a  Prefeitura de Planaltino, através da Secretaria de Educação. A #AldeiaTEC envolveu professores e alunos, possibilitando, entre outras coisas, a descoberta de talentos.

A ação  ofereceu, para alunos e professores, oficinas de robótica educativa e desenho mangak, mini campeonato de jogos digitais, exposição de cultura nerd, robótica inclusiva e educacional com a empresa Mini Maker Lab, oficina de informática inclusiva, construção colaborativa de história em quadrinhos com uso de tecnologia, experiências em realidade aumentada, imersiva, e com hologramas 3D, entre outros.

O  projeto atende as comunidades interna e externa à Uesb, a partir de quatro ações macro: formação de pessoas com vistas à atuação no mercado de desenvolvimento de softwares, uso de tecnologias na formação profissional; desenvolvimento de software, a partir de demandas identificadas junto às comunidades interna e externa à Uesb; ações de imersão tecnológica, a partir da promoção de atividades promovidas no CPDS e em escolas públicas; difusão de tecnologias com aplicação social.

Entre as contribuições da Fábrica para as demandas internas da Uesb está a criação do software Sistema de Gerenciamento de Extensão (SigExt), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), no qual acontece a tramitação das ações extensionistas da Universidade.

O Prefeito Zeca Braga acompanhou o projeto e gostou da participação dos alunos nas temáticas do #AldeiaTEC.  A Secretária de educação, professora Sheila Tranzilo, também participou das ações do projeto, aprovando a ideia e à participação dos alunos do Colégio Isaura Couto da Silva.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas