Acadêmicos e Farmacêuticos de Jequié protestam contra MP que será votada amanhã em Brasília

farmaceuticos

Farmacêuticos e estudantes do curso de Farmácia na UESB Campus Jequié, se uniram ao longo desta terça-feira (18), em manifestação na Praça Rui Barbosa, em Jequié,  em protesto contra a Medida Provisória (MP) 653/14, ( leia aqui)  que relaxa a obrigação da presença de um farmacêutico em farmácias caracterizadas como micro ou pequenas empresas.

 farmaceuticoss

De acordo com os farmacêuticos, a partir do momento em que a responsabilidade técnica for tirada dos farmacêuticos de farmácias e drogarias, a população será a primeira a ser prejudicada, pois julgam que à saúde do povo será colocada em risco, os medicamentos serão deixados à deriva nas mãos de um técnico ou do próprio dono da drogaria, no que deveria ser a responsabilidade da preparação e dispensação dos remédios e a orientação dos pacientes deve ser do farmacêutico.

 protestojequie

Com a medida provisória, as farmácias enquadradas no Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06) adotarão as regras da Lei 5.991/73. Essa lei permite, em casos específicos, a presença de “prático de farmácia, oficial de farmácia ou outro”, inscrito em Conselho Regional de Farmácia, como responsável do estabelecimento. A permissão é feita pelo órgão sanitário em razão de interesse público, como a necessidade de haver farmácia em pequenos municípios onde não atue um farmacêutico. Amanhã mais uma manifestação será realizada em Jequié. A Votação na Câmara federal  será realizada às 14h.

Redação Blog Itiruçu Online.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas