Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Hipócrita: Defensor de Bolsonaro, deputado registra queixa contra Jerônimo por fala sobre ”vala” e é questionado sobre” fuzilar petralhada”

O deputado estadual Diego Castro (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), apresentou uma denúncia formal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governador Jerônimo Rodrigues (PT), após a circulação de um vídeo em que o chefe do Executivo estadual afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus eleitores deveriam “pagar a conta” e que deveriam ser mandados “para vala com enchedeira”.

Segundo Diego Castro, a fala do governador “ultrapassa os limites do discurso político e representa uma ameaça à integridade física de opositores”. “Repudiamos com veemência qualquer declaração que incite ódio, violência ou desrespeito à vida de quem pensa diferente. O governador da Bahia sugerir ‘mandar para vala com enchedeira os eleitores de Bolsonaro’ é gravíssimo e inadmissível”, afirmou o parlamentar.

Questionado sobre as declarações de Bolsonaro, Diego Castro (PL) passou pano no assunto, ignorando a justificativa de Jerônimo sobre falas fora de contexto e, sem nenhuma vergonha, justificou, usando de dois pesos e de duas medidas, as falas do ex-presidente sobre ”
fuzilar petralhada” mostrando que para um ele aceita as declarações que incitam a violência, e no adversário ele condena.

Na denúncia, Castro acusou Jerônimo Rodrigues de “extrapolar os limites da liberdade de expressão e de usar a estrutura pública para atacar adversários”. “O governador Jerônimo Rodrigues tem ultrapassado os limites do debate democrático ao atacar o presidente Jair Bolsonaro com falas carregadas de ódio e inverdades. Em vez de governar com responsabilidade, opta por usar a máquina pública para alimentar uma narrativa de perseguição contra seus opositores”, declarou.

O deputado também apontou que o governador estaria contribuindo para “um ambiente de desinformação”. “É inaceitável que um chefe de Estado, como o governador da Bahia, propague informações distorcidas ou mentirosas sobre o governo Bolsonaro, contribuindo para o ambiente de ódio e desinformação que tanto prejudica o país. Essas atitudes não estão longe de se enquadrarem nas condutas investigadas no inquérito das fake news”, acrescentou. (mais…)

Após fala sobre “vala”, deputado pede impeachment do governador Jerônimo

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL-BA) protocolou, nesta segunda-feira (5), um pedido de impeachment contra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), após declarações feitas pelo chefe do Executivo durante evento no município de João Dourado, na última sexta-feira (2). No discurso, o governador criticou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e usou a expressão “leva tudo para a vala” ao se referir a ele e seus eleitores.

Na manifestação, Jerônimo afirmou que Bolsonaro “sorria daqueles que estavam na pandemia, sentindo falta de ar” e declarou: “Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta! Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira, bota e leva tudo para a vala”.

Leandro de Jesus argumenta que a fala ultrapassa os limites do debate político e configura “exortação à violência e ao extermínio de milhões de cidadãos brasileiros que, no exercício de seu direito democrático, optaram por determinado candidato nas eleições presidenciais”. Para ele, o uso da metáfora da retroescavadeira remete a práticas de violação em massa dos direitos humanos.

O pedido foi fundamentado no artigo 7º da lei nº 1.079/1950, que trata dos crimes de responsabilidade cometidos por governadores de Estado, e no artigo 10 da Constituição do Estado da Bahia. O parlamentar sustenta que houve atentado contra o livre exercício dos direitos políticos, com violação à liberdade de expressão e ao direito ao voto.

“A exortação do governador à violência contra eleitores configura uma ameaça direta ao exercício dos direitos políticos, violando a liberdade de expressão política e o direito ao voto”, sustenta o pedido.

De acordo com o deputado, o episódio gera um ambiente de hostilidade e intimidação direcionado a eleitores com determinada preferência ideológica, o que, segundo ele, não se coaduna com os princípios do Estado Democrático de Direito. O pedido de impeachment agora deve ser analisado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

Professores da rede municipal de Salvador aprovam greve por tempo indeterminado

Os professores da rede de educação municipal de Salvador aprovaram a decretação de uma greve, por tempo indeterminado, nesta terça-feira (6). Os profissionais atenderam a uma convocação da APLB-Sindicato e protestaram na Praça Campo Grande para sinalizar a insatisfação com a proposta salarial apresentada pela Prefeitura da capital baiana.

O sindicato dos professores informou, por meio de nota, que recebeu a nova proposta da prefeitura no dia 29 de abril. A proposta prevê um reajuste linear de 4% no salário da categoria, divido em duas parcelas: 2% a partir de maio e 2% a partir de outubro.

Mas os trabalhadores rejeitaram a proposta, considerando-a insuficiente para garantir o piso nacional do magistério, conforme a Lei do Piso do Magistério, que prevê o reajuste anual do salário mínimo para professores. A greve dos professores ainda prevê uma série de movimentações por parte da categoria. Na quarta-feira (7), outro protesto será realizado, às 10h, na Estação da Lapa.

Além da revisão da proposta de reajuste salarial, os professores exigem melhores condições de trabalho, como climatização nas salas de aula, materiais pedagógicos e valorização profissional. A cidade de Salvador possui mais de 420 escolas municipais, espalhadas por toda a cidade e atendem milhares de estudantes diariamente

Em apenas 5 meses de governo, prefeito de Maracás troca Secretária de educação

Em apenas cinco meses do novo governo do petista Nelson Portella, em Maracás, já ocorreu a primeira mudança no secretariado. Uma das pastas mais importantes da gestão municipal trocou de comando.

Foi exonerada do cargo a professora Elba Cerqueira Santos Barreto, conforme o Decreto Nº 197. O gestor ainda promoveu outras mudanças na educação, exonerando Regivania Mara dos Reis Fonseca do cargo de Coordenadora Técnica Pedagógica Fundamental I e Maria Aparecida dos Santos da função de Chefe de Divisão de Processos Licitatórios, vinculado à Secretaria de Educação.

A nova Secretária também já foi escolhida, sendo nomeada Regivânia Mara, professora do quadro municipal.

Milagres: Motorista que estava desaparecido é encontrado às margens da BR-116; carga de café e carreta são roubadas

Um caminhoneiro morador de Vitória da Conquista, que era dado como desaparecido foi encontrado na madrugada desta terça-feira (06/05) às margens da Rodovia Santos Dumont BR-116, trecho do município de Milagres, região do Vale do Jiquiriçá.

Gutembergue Oliveira Nascimento conduzia uma carreta transportando um carregamento de café, em direção a Salvador, quando foi interceptado na BR-116 na noite do último domingo depois de passar pelo trecho de Irajuba.

Segundo informações de familiares, no interior da carga de café estava um rastreador, que indicava a localização do veículo no trecho de Itatim, mas apenas o cavalinho da carreta foi encontrado no estacionamento de um posto de combustível e a carreta foi levada por criminosos, sendo vista na região de Capim Grosso. O homem estava abalado, mas sem ferimentos. Não há informações sobre o paradeiro da carga de café. Informações de Marcos Frahm / BMF.

Câmara aprova urgência para projeto que aumenta o número de deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 6, o requerimento de urgência para o projeto de lei que permite o aumento do número de vagas para deputados federais. No parecer do relator, deputado Damião Feliciano (União-PB), divulgado à tarde, teria um acréscimo de 18 cadeiras. 268 deputados votaram a favor da urgência. Outros 199 parlamentares votaram contra a tramitação acelerada do texto.

O projeto altera a Lei Complementar nº 78 de 1993, que disciplina a fixação do número de deputados. A proposta do relator é estabelecer o número de 531 deputados a partir de 2026. Atualmente, a Câmara tem 513 deputados. O projeto prevê acréscimos aos seguintes Estados:

Santa Catarina – Mais quatro cadeiras;

Pará – Mais quatro cadeiras;

Amazonas – Mais duas cadeiras;

Rio Grande do Norte – Mais duas cadeiras;

Mato Grosso – Mais duas cadeiras;

Goiás – Mais uma cadeira;

Ceará – Mais uma cadeira;

Minas Gerais – Mais uma cadeira;

Paraná – Mais uma cadeira.

Segundo a aparência, a distribuição das vagas terá como base os dados oficiais do censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com submissão dos dados ao Tribunal de Contas da União (TCU).

No documento, o relator sustenta que, segundo informações da Direção-Geral da Câmara, a criação das 18 vagas geraria um impacto anual de aproximadamente R$ 64,6 milhões. “Considerando a margem orçamentária estimada para o exercício de 2025, a Direção da Casa conclui que, mesmo hoje, o orçamento da Câmara dos Deputados já comportaria as despesas decorrentes da aprovação do projeto”, alegou o deputado.

No entanto, Damião Feliciano (União-PB) não detalha quais aspectos foram levados em consideração para o projeto de que cada novo deputado geraria um custo anual de aproximadamente R$ 3,6 milhões.

A medida responde a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso Nacional revise a distribuição do número de deputados, de acordo com a população atual de cada Estado.

A discussão partiu de uma ação do governo do Pará que argumenta que a distribuição dos 513 deputados federais foi instituída em 1993 e que, desde 2010, tem direito a mais quatro parlamentares. O STF, então, concedeu um prazo de até 30 de junho deste ano para que o Congresso dê uma solução à questão.

Caso a determinação não seja cumprida, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá fixar o novo número de deputados federais e estaduais de cada Estado, além dos deputados do Distrito Federal, para a legislatura que será iniciada em 2027.

No caso, serão coletados o piso e o teto constitucional por circunscrição, os dados demográficos coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo de 2022 e a metodologia utilizada na resolução do TSE sobre o tema.

Victor Ohana/Pepita Ortega/Estadão

Cinco homens morrem após batida entre dois carros na Bahia; quatro vítimas eram da mesma família

 

Cinco homens morreram após uma batida entre dois carros na tarde desta segunda-feira (5), na BR-030, em trecho da cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, quatro vítimas eram da mesma família.

O acidente aconteceu por volta das 12h, no Km 14, na zona rural do município. As vítimas foram identificadas como:

Jonas da Silva Marques, de 34 anos (dirigia um dos carros);
Obaldo Silva Marques, de 62 anos (pai de Jonas);
Flávio Menezes da Silva, de 52 anos (tio de Jonas e irmão de Obaldo e de Ivalter);
Ivalter da Silva Marques, de 51 anos (tio de Jonas e irmão de Obaldo e Flávio);
Alex Mendes de Oliveira, 36 anos (condutor do outro carro).

Ainda não há informações sobre o que motivou a batida. Todas as vítimas morreram no local do acidente. Todas os homens moravam na cidade de Palmas de Monte Alto, que também fica no sudoeste do estado. Os corpos deles foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. O acidente foi registrado na delegacia do município.

UDI Academy conquista títulos em sua primeira participação na Infantil CUP

A Escolinha de base da União Desportiva Itiruçu – UDI Academy-, conquistou, no último final de semana, na edição Infantil Cup 2025 na cidade de Santa Inês, resultados importantes que colocaram a cidade de Itiruçu como protagonista no Vale Jiquiriçá.

 

A Competição de base é hoje a mais importante do Território do Vale Jiquiriçá e reuniu equipes de diversas cidades do Vale e de outros territórios. Além disso, o evento conta sempre com a presença de observadores técnicos de clubes Brasileiros, com destaque para os dois maiores da Bahia, o Vitória e o Bahia, que vão convidando jovens talentos para avaliações em suas bases.

Vice-Campeão no SUb-10

A equipe de Itiruçu participou com 4 categorias e alcançou bons resultados. O Sub 10 conquistou o vice-campeonato em sua primeira participação disputada. A equipe Sub 12, era considerada favorita, mas acabou ficando na semifinal. O Sub 14 realizou bons jogos, com uma vitória e duas derrotas e não conseguiu classificar para a fase seguinte.

Já o Sub 16 consagrou a participação da escolinha no evento, consagrando-se Campeão e eliminando equipes consideradas favoritas e os últimos campeões da competição.

 

 

– “Precisamos agradecer cada família que ajudou nossos garotos a proporcionarem momentos importantes para nossa escolinha. O esporte precisa deixar de ser feito pelo “achismo” e seguir e ciência dele, isto desde a disciplina de nossas convocações na formação das equipes que geram bons resultados, forma bons atletas dentro e fora de campo. A competitividade começa cedo, da forma certa, e isso é nossa ferramenta de trabalho. Nossa gratidão à prefeitura de Itiruçu que ajudou muito na logística dos meninos, sem isso não teríamos como participar, o incentivo que temos sempre do vereador Jó de Jú, neste evento foi totalmente com apoio da prefeitura, a quem na pessoa do prefeito Bira Moraes, agradecemos em nome de todas as famílias. Nossos colaboradores Fafhá Novaes e Darlan, que ajudou muito nos três dias de competição” -, agradeceu o educador físico e treinador, Tiago Santos.

 

O organizador do evento, Gilson Oliveira, agradeceu a recepção da cidade de Santa Inês e as escolinhas participantes. O evento bem organizado aconteceu obedecendo o cronograma sem problemas. Além dele, a competição montou um aparato para receber os atletas e promover o evento. A cidade de Santa Inês nos três dias de evento movimentou, além da economia local, promoveu saúde e bem-estar e entretenimento.

 

Governo do Estado se mobiliza para prestar apoio a municípios baianos afetados pelas chuvas

Diante das fortes chuvas que atingem Salvador e diversos municípios do interior baiano, nos últimos dias, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), vem acompanhando e monitorando a situação das áreas afetadas. Órgãos e secretarias estaduais também seguem em alerta e prestando apoio à população destes municípios. A mobilização foi destacada pelo governador Jerônimo Rodrigues, em publicação nas redes sociais, na manhã do sábado (3).

“Sigo acompanhando os efeitos das fortes chuvas que atingem o estado desde o feriado. As equipes da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros, Embasa e Secretaria da Saúde estão mobilizadas para atender às demandas, garantir assistência e minimizar os transtornos à população. Estamos em contato direto com as prefeituras e prestando todo o apoio necessário aos municípios afetados. Seguimos firmes, trabalhando pela vida dos baianos e baianas”, ressaltou Jerônimo.

De acordo com a Sudec, até às 16h deste sábado, foram registradas ocorrências relacionadas às chuvas nos municípios de Camacan (situação de emergência vigente desde 12/04), Canápolis , Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Nazaré, Camamu, Valença, Itapé, Buerarema, Santana, Amélia Rodrigues, Santo Amaro, São Sebastião do Passé , Jaguaribe, Cicero Dantas, Dias D’ Ávila, Lauro de Freitas, Simões Filho e Madre de Deus.


Na sexta-feira (2), o órgão enviou kits de ajuda humanitária (colchões, cobertores e higiene pessoal) ao município de Camacan. Já para Simões Filho e Camamu, foram enviadas lonas para cobertura de encostas. A equipe técnica da Sudec também segue em contato permanente com as prefeituras e está à disposição para envio de apoio técnico e humanitário, conforme as solicitações registradas oficialmente.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) atua junto às prefeituras com apoio técnico, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e cofinanciamento de ações emergenciais, como aluguel provisório, acolhimento de famílias e distribuição de cestas básicas.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), um rompimento de aterro no KM 48 da BA-001, próximo ao acesso a São Roque do Paraguaçu, entre Bom Despacho e Nazaré, foi registrado por conta das chuvas deste final de semana. A empresa responsável pela obra no trecho já foi acionada para realizar os reparos no local. O tráfego de veículos está normal.

Apoio a Santo Amaro

No município de Santo Amaro, atingido pela enchente do Rio Subaé, equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e de outros órgãos estaduais estão em campo prestando assistência à população.
Durante este sábado (3), sob supervisão do comandante-geral do CBMBA, coronel Aloísio, os bombeiros militares atenderam cerca de 40 famílias na cidade, realizando orientações técnicas e monitoramento nos bairros Ideal, Bomfim, Rua da Viúva, Bairro Sacramento, rua H e Candolândia. A população foi orientada sobre a importância de acompanhar o nível das águas de rios, córregos e lagos e o momento seguro de deixar as residências.

Os militares ainda conversaram com os moradores sobre os locais mais seguros para se abrigarem em caso de necessidade, e sobre a importância de deixarem as residências e se abrigarem em local seguro, no caso de emergência. O objetivo principal da instituição é preservar a vida dos moradores e de animais domésticos.
Orientações
A orientação da Sudec é que as pessoas evitem e saiam de áreas de risco e procurem locais seguros para se abrigarem. É importante, também, que a população acompanhe os alertas das defesas civis municipais e os avisos meteorológicos. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

Brejões recebe novas estruturas em educação, segurança, mobilidade e esporte com entregas do Governo do Estado

O município de Brejões, no Vale do Jiquiriçá, recebeu no  sábado (3) uma série de entregas do Governo do Estado, durante agenda liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues. As inaugurações contemplam áreas como educação, infraestrutura, segurança pública e esporte, com foco na ampliação de serviços e melhorias estruturais em diferentes pontos da cidade.

Um dos principais destaques foi a ampliação e modernização do Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral da Terra do Café, localizado no distrito de Serrana, a 22 quilômetros da sede de Brejões. A unidade foi completamente requalificada para atender ao modelo de tempo integral, que vem sendo implantado de forma crescente na rede estadual. Com investimento de aproximadamente R$ 19 milhões, a escola conta com oito novas salas de aula com ar condicionado, piscina semiolímpica, restaurante estudantil com capacidade para 200 alunos, teatro com 200 lugares, campo de futebol society e quadra poliesportiva coberta.

Para a estudante Ana Clara Mineiro, a nova escola é um divisor de águas na experiência dos alunos. “Agora temos uma escola moderna, com espaços confortáveis e bem equipados. Passamos o dia todo aqui, e é muito diferente poder estudar, praticar esportes, fazer refeições e até assistir a apresentações num lugar que acolhe a gente de verdade. Essa estrutura muda totalmente a nossa experiência como estudantes”, declarou.

Durante a visita, Jerônimo enfatizou que seu retorno à Brejões é estratégico. O governador recordou de agendas anteriores na cidade, a última delas durante à pandemia da Covid-19, quando deu início ao projeto de reestruturação da rede pública de ensino. “Temos um projeto para a educação de Brejões e hoje eu vim entregar uma parte dele, porque a obra da escola do distrito de Serrana, ainda falta uma outra etapa, e eu já, já darei ordem de serviço para a gente entregar ela completamente ao distrito. E a daqui da sede que já está quase pronta”, explicou o governador.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) realiza a obra de construção da nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Profª Helena Souza Bispo, que está em fase de conclusão, com mais de 76% executada. Já o Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral da Terra do Café passa por obra de reforma e requalificação do prédio existente, esta etapa da intervenção inclui ainda a demolição de um galpão.

Outras ações
Com investimento de R$ 3,5 milhões, no âmbito do programa Bahia em Movimento, também foi inaugurada a obra de pavimentação do trecho de três quilômetros da rodovia que atravessa o distrito de Serrana, realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Na área da segurança pública, foi entregue o novo Pelotão da Polícia Militar de Brejões, com aplicação de R$1,9 milhão, em obras físicas e aquisição de mobiliário e equipamentos.

Para realização de esportes e atividades de lazer, a população passou a contar com uma areninha com campo de futebol society, construída com recursos da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), com investimento de R$ 969,7 mil.

Mais investimentos
Jerônimo autorizou a Conder a pavimentar o acesso ao Pelotão da PM e instalar sistema de drenagem superficial na área. Ainda foram autorizados convênios com a prefeitura para aquisição de equipamentos e mobiliário da nova creche municipal, além da reforma e ampliação do Hospital Municipal Joana Cajaíba de Andrade.

As ações incluem também a reforma de três Unidades de Saúde da Família — Fernando Lopes, Silvério José Santana e Edvaldo Ferreira de Souza — e a autorização do projeto de pavimentação da rodovia BA-026/BA-120, entre Brejões e o distrito de Serrana, com extensão de 19 quilômetros. O município recebeu ainda um ônibus escolar rural, um trator com implementos agrícolas e um tanque pipa.