Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Polícia conduz suspeito a delegacia com sementes de maconha em Itiruçu


Na manhã desta quinta-feira (28), por volta das 11h15, uma operação da 93ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) no bairro Noilson Cerqueira, em Itiruçu, resultou na apreensão de drogas e na condução de três suspeitos à Delegacia de Polícia.

A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima sobre atividades de tráfico de entorpecentes na localidade. Durante a abordagem, os policiais avistaram um casal próximo a uma residência. Ao perceber a aproximação da guarnição, um dos indivíduos tentou fugir, mas foi interceptado pela equipe.

Durante a revista, os agentes localizaram 20 gramas de substância análoga a Cannabis Sativa, distribuídas entre os pertences do suspeito e escondidas no muro da residência.

Ao averiguar a situação no local, o proprietário da casa e outro indivíduo assumiram a posse do material e confessaram que, dias antes, haviam armazenado cerca de 2 quilos da mesma substância a mando de um terceiro envolvido, que teria retirado a droga no dia anterior.

Foram apreendidos 20g de sementes análogas a Cannabis Sativa; 1 celular Samsung preto (com tela trincada); e 1 celular Samsung rosa (com tela trincada). Os três suspeitos, juntamente com o material apreendido, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde as providências legais foram adotadas.

Convale realiza evento com o Ministério de Agricultura sobre orientações do Projeto ConSIM

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale Jiquirçá – CONVALE-, realizou nesta quinta-feira (28) um Seminário com a presença de agentes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e com os gestores dos municípios consorciados para dialogar sobre o Projeto CONSIM e a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), no Auditório do IFBA.

O Consórcio do Vale Jiquiriçá é um dos selecionados pelo MAPA para integrar o Projeto CONSIM, e passar por todas as etapas para a adesão ao SISBI-POA, que tem como objetivo possibilitar a comercialização dos produtos certificados pelo SIM em âmbito nacional.


A formação é uma das etapas do Projeto ConSIM , que tem por objetivo orientar, tecnicamente, os Serviços de Inspeção Municipal, gestores públicos e as agroindústrias que buscam equivalência ao SISBI-POA, sobre as normas de segurança e padronização de procedimentos que são necessários para a adequação.

Participaram da oficina Altair Santana de Oliveira, Fiscal Agropecuário da Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura e Pecuária, que destacou a relevância da qualificação dos serviços de inspeção, destacando ser um projeto suprapartidário, de interesse de todos. “Temos este trabalho de estimular o pequeno agroindustrial que hoje produz informalmente para que eles se registrem no Consórcio para ofertar a população produtos seguros. A aprovação de Lei adequada e que não fira a Lei Federal é importantíssima e, sobretudo, esse trabalho é suprapartidário, o objetivo é gerar empreso e renda no município, atrair abertura de novas agroindústrias, gerando uma maior possibilidade de Desenvolvimento econômico social do município e, se isso não for importante para todos os políticos, ele não deveria está onde estar. Vereadores e prefeitos, é papel de vocês aprovarem essa Lei, que é adequada ajudarem no fortalecimento do Consórcio na abertura de novas agroindustriais em seus municípios”, disse.

Na foto o prefeito de Irajuba, Antonio Sampaio; Tairo Andrade, Bira Moraes prefeito eleito de Itiruçu, e Paulo Ézio, Secretário de Agricultura e vereador eleito.

“Assinamos recentemente em Brasília a adesão ao Projeto e estamos agora concretizando a aprovação das Leis em cada município, que é muito importante para ajudar as pequenas agroindústrias que estão trabalhando na informalidade e que já tem produtos de muita qualidade e que vão passar a receber o selo de qualidade. Este é um meio de fortalecimento e crescimento e temos que ajudar a consolidar isto, precisamos unir mais forças, para fortalecermos cada vez mais os municípios por meio do Consórcio e das políticas públicas”, disse o presidente do Consorcio, Danillo Italiano, que é prefeito de Nova Itarana.

Além de pequenos, grandes e médios comerciantes, estiveram presentes secretários de agriculturas dos municípios do Vale Jiquiriçá, vereadores, e prefeitos eleitos e reeleitos, a exemplos de Marquinhos Senna, de Lagedo do Tabocal; Ubiratan Moraes, novo prefeito eleito de Itiruçu; Rick de Brejões; Antonio Sampaio, de Irajuba; Elmo Ricardo, novo prefeito eleito de Nova Itarana; dentre outros.

A cobertura do evento, vídeos e entrevistas você confere em nosso canal no Instagram- Clique aqui.

Incêndio destrói residência na Bahia; celular na tomada pode ter provocado curto-circuito

Uma mulher perdeu eletrônicos, roupas, alimentos, documentos pessoais e todas as economias após um incêndio atingir a casa em que morava, no bairro da Polêmica, em Salvador. Ismaiara Ganconte, moradora do imóvel, suspeita que um carregador de celular que foi deixado na tomada seja a causa do incidente registrado na sexta-feira (22). Entre os prejuízos está o valor de R$2.400 em dinheiro que foi queimado pelo fogo. A quantia seria usada para quitar uma dívida. Ismaiara trabalha como garçonete e faz bolos pra complementar a rendas, ela tinha vendido um notebook e um celular para juntar o dinheiro.

Segundo a moradora, que vivia no imóvel com três filhas, ninguém estava no local no momento que o fogo começou. Ismaiara tinha saído de casa para ir ao mercado quando tudo aconteceu. Em entrevista a TV Bahia, nesta segunda-feira (25), ela contou colocou o celular para carregar em cima do sofá e saiu com uma das crianças. As outras duas estavam na escola. Minutos depois de sair, foi chamada pelos vizinhos e encontrou a casa em chamas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência.

“Foi muito rápido, deixei o celular no carregador porque não estava 100%. Quando cheguei do outro lado da rua, em menos de três minutos, os vizinhos me chamaram. Quando cheguei aqui estava essa tragédia”, relatou. Com a ajuda dos vizinhos, a mulher conseguiu retirar o botijão de gás, jogar água, cortar a fiação e esperar a chegada dos bombeiros, mas a casa ficou completamente destruída. *Com informações do g1

Mais de 40 cidades baianas sofreram estragos causados pelas chuvas nos últimos dias

Mais de 40 cidades já foram prejudicadas pelas chuvas que têm atingido a Bahia desde o fim de semana. O balanço foi divulgado pelo Governo do Estado na noite desta segunda-feira (25). Entre as localidades mais afetadas, estão Ribeirão do Largo, Teixeira de Freitas e Salvador. Moradores de Barreiras e Vitória da Conquista também enfrentaram transtornos. Apesar dos problemas, não há registro de mortos e feridos.

Durante a tarde, representantes de diversos órgãos estaduais se reuniram para avaliar a situação de cada município, alinhar esforços para reduzir os impactos e apoiar populações atingidas.
A chuva forte deve continuar em quase toda a Bahia até terça-feira (26), conforme previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), coronel Adson Marchesini, a corporação está de prontidão e pode ser acionada pelo número 193, com chamada gratuita. *As informações são do g1

Economia: Pacote de corte de gastos está pronto para ser anunciado

Após um mês de discussões dentro do governo, o pacote de corte de gastos está pronto para ser anunciado, disse nessa segunda-feira (25) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, a data exata depende de uma conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

“[O anúncio do pacote] está dependendo agora de o Palácio do Planalto entrar em contato com o Senado e a Câmara. Tem que ver se os presidentes estão aí, estão disponíveis, mas enfim, nós já estamos preparados. Está tudo redigido já. A Casa Civil manda a remessa [da redação final dos textos] para mandar com certeza [ao Congresso] essa semana. Agora, o dia, a hora, vão depender mais do Congresso do que de nós”, disse Haddad ao sair do ministério.

Apesar de a previdência dos militares, ponto que entrará no pacote, ser definida por lei ordinária, o ministro ressaltou que o governo enviará uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei complementar ao Congresso. “A ideia é mandar o menor número de propostas possível”, justificou.

Embora não preveja o envio de projetos de lei, o pacote aproveitará textos em tramitação no Congresso. As mudanças no Vale Gás entrarão como substitutivo no projeto de lei que tramita no Congresso desde agosto. A limitação dos supersalários constará do projeto de lei complementar.

Em relação à PEC, Haddad disse que o governo pode pegar carona e incluir o pacote de corte de gastos na proposta que estende a Desvinculação das Receitas da União (DRU), mecanismo que desvincula até 30% dos gastos carimbados para qualquer finalidade. Isso porque a DRU perde validade no fim do ano e precisa ser aprovada ainda em 2024.

“A intenção é aprovar até o fim do ano pelo seguinte: há pelo menos uma PEC, mas talvez mais uma que deve ser votada esse ano. Por exemplo, a aprovação da DRU. Talvez nós aproveitemos essa PEC para, dependendo do julgamento dos congressistas, incluir, se concordarem, aquilo que foi matéria constitucional [do pacote de corte de gastos]”, acrescentou Haddad.

Haddad e o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, se reuniram com Lula pela manhã e à tarde no Palácio do Planalto. Segundo Haddad, os ministros responsáveis pelas pastas afetadas pelo pacote também estiveram presentes e concordaram com as medidas. Por volta das 16h, Haddad chegou ao ministério da Fazenda acompanhado de Galípolo, que deixou o prédio pela garagem após cerca de 40 minutos.

Com gestão pública bem avaliada, Zé Cocá recebe visita do prefeito eleito de Ilhéus para apresentar projetos exitosos


O prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), esteve na última sexta-feira, 22, em Jequié para uma visita ao prefeito Zé Cocá (PP), conhecido por ser um dos gestores mais bem avaliados do Brasil, reeleito com 91,97% dos votos válidos. Durante o encontro, Valderico aproveitou a oportunidade para conhecer de perto as estratégias e práticas inovadoras que fazem parte da administração de Jequié, abordando temas como eficiência pública, programas de modernização urbana e ações voltadas ao bem-estar da população.

Além de dialogar sobre políticas públicas, os dois gestores trocaram impressões sobre os desafios e as oportunidades de fazer política com responsabilidade, transparência e compromisso com o cidadão. Para Valderico, eleito para primeiro mandato, as experiências exitosas realizadas em Jequié servirão de exemplo para a melhoria da qualidade de vida da população ilheense.

“Foi um encontro importante, pois apresentamos ao amigo e prefeito, Valderico Junior, os projetos e programas que deram certo e que levaram melhorias para os jequieenses, como as obras de pavimentação em concreto usinado, a construção das contenções de encostas, a modernização do Centro de Abastecimento Vicente Grilo, a revitalização da Prainha de Lomanto, as nossas novas e modernas escolas municipais, as obras de modernização do prédio sede da Prefeitura, entre muitas outros avanços que já foram executados e que podem ser replicados com sucesso em Ilhéus, ajudando aquele município a voltar ao ritmo do desenvolvimento.”, afirmou Zé Cocá, prefeito de Jequié.

CONVALE promove Oficina sobre o SISBI-POA do Projeto ConSim; ‘Passo importante para o Território’

ASSINATURA DE PROTOCOLO DE INTENÇÕES NO ÂMBITO DO PROJETO CONSIM

Em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale Jiquiriçá, apresenta mais um passo importante para o fortalecimento da produção regional, com objetivo de ampliar a adesão de municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, levando os produtos do Território do Vale do Jiquiriçá para todo o Brasil. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 28, no IFBA de Jaguaquara, com a presença de representantes  do Governo Federal, do  Ministério da Agricultura e Pecuária.

O Projeto ConSIM tem como objetivo orientar os consórcios públicos de municípios para desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), propiciando a ampliação do comércio para todo o território nacional, antes restrito ao município. “O apoio do Ministério da Agricultura vai fortalecer a economia de nossos municípios no Vale Jiquiriçá. Através dos esforços, de Consórcio e Municípios, estamos fortalecendo os produtores e qualificando seus produtos”, disse Danillo Italliano, presidente do Convale e prefeito de Nova Itarana.

PROJETO CONSIM

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tem estimulado a integração ao Sisbi-POA via consórcios intermunicipais por meio do projeto ConSIM. O resultado é uma maior oferta de produtos de origem animal (carnes, leite, pescados, ovos, mel e derivados) com regularidade sanitária, ou seja, mais alimentos seguros para a população brasileira; desenvolvimento das agroindústrias familiares, de pequeno e médio porte, com valorização de seus produtos; aumento de renda aos produtores; maior oferta de empregos; e desenvolvimento regional.

Homem de 49 anos é morto a tiros em Jequié

José Gomes de Souza, de 49 anos, foi morto a tiros no início da manhã de domingo (24), na 5ª Travessa São Lucas, no Alto da Bela Vista, em Jequié. De acordo com informações divulgadas pelo blog Marcos Cangussu, homens armados em um veículo atiraram várias vezes contra a vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar as circunstâncias do homicídio. Embora a motivação do crime ainda não tenha sido confirmada, os investigadores não descartam a hipótese de envolvimento com a guerra do tráfico de drogas, frequente na região. O caso segue sob investigação.

Ibirataia: Dois vereadores eleitos podem perder os mandatos por suspeita de fraude à cota de gênero

Dois vereadores eleitos pelo União Brasil em Ibirataia, enfrentam a possibilidade de perder os mandatos devido à suspeita de fraude à cota de gênero. A situação envolve Charles Mosquito e Toe de Berenga, quarto e quinto mais votados na disputa pela Câmara Municipal neste ano. A denúncia foi formalizada por meio de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), movida pelos candidatos Gabriele Leite (PL) e Tel da Limpeza (Agir), ambos suplentes nas eleições. Eles afirmam que o União Brasil utilizou candidaturas femininas fictícias para cumprir a cota mínima de 30% de participação feminina, exigida pela legislação eleitoral.

Denúncia de candidaturas laranjas

De acordo com o advogado dos suplentes, Thiago Santos Bianchi, há evidências de que as candidaturas femininas apresentadas pelo União Brasil em Ibirataia foram meramente formais, sem intenção de participação ativa no pleito: “As candidaturas femininas do partido União Brasil em Ibirataia são um caso típico das chamadas candidaturas laranjas. Isso ocorre quando as mulheres apenas emprestam seu nome para que o partido consiga lançar o maior número de candidaturas masculinas, mas que não possuem nenhum objetivo de serem eleitas.”

Caso a Justiça Eleitoral confirme a irregularidade, os mandatos de Charles Mosquito e Toe de Berenga poderão ser cassados, e novas vagas na Câmara poderão ser ocupadas pelos suplentes autores da ação. A prática de fraude à cota de gênero é considerada grave, podendo levar à cassação de todos os candidatos eleitos pela coligação ou partido envolvido, além de sanções adicionais, como inelegibilidade dos responsáveis pela fraude. Até o momento, os vereadores eleitos e o diretório do União Brasil em Ibirataia não se manifestaram oficialmente sobre as acusações.

Entrega de Galinheiros em Amargosa vai ajudar famílias na produção de galinhas caipiras

A comunidade de Amargosa está avançando na produção sustentável. Durante a mobilização para a entrega dos galinheiros rústicos, 20 famílias foram beneficiadas com estruturas para criação de 50 aves de postura caipira cada.

O evento contou com a participação da equipe do SIM e do setor de Mercados Institucionais, que discutiram a qualidade dos produtos e estratégias para acesso a novos mercados. Essa iniciativa fortalece a agricultura familiar e contribui para a geração de renda na região. A ação conta com apoio e suporte do Consorcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale Jiquiriçá.