Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

SSP atualiza Baralho do Crime com a inserção de novos foragidos da Justiça

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia realizou a primeira atualização de 2025 do Baralho do Crime, ferramenta destinada a divulgar foragidos da Justiça envolvidos em crimes graves. Nesta edição, foram incluídas novas cartas nos naipes de Espadas, Paus, Copas e Ouros.

O carta “Rei de Espadas” passa a ser ocupada por Sandro Santos Queiroz, conhecido como “Real” ou “Doideira”. Ele é líder de uma organização criminosa e é procurado por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação para o tráfico em diversos bairros de Jequié. Em 2015, Sandro foi alvo da operação ‘Moeda Real’ e preso em Cuiabá.

Antônio Bruno da Cruz Magalhães, conhecido como “Bruninho”, assume o posto de ‘Valete de Espadas’. Com dois mandados de prisão por homicídio, organização criminosa, associação e tráfico de drogas, o fugitivo atua na região do bairro Rio Sena, em Salvador. O foragido ainda mantém ligação com Luiz Henrique Santos Souza, conhecido como “Demorô” ou “Rick”, atual ‘Quatro de Ouros’. “Bruninho” também coordena grupos armados para eliminar traficantes rivais e disputar o controle territorial.

A carta ‘Cinco de Paus’ passa a exibir Pedro Henrique dos Santos Sena, conhecido como “Galego de Brumado” ou “Meia-Noite”. Ele atua na cidade de Senhor do Bonfim, no Norte do estado, e possui mandado de prisão por tráfico de drogas, além de ser apontado como responsável pela guarda e distribuição de drogas e fornecer armas utilizadas em execuções realizadas por um grupo criminoso.

Procurado pelos crimes de roubo e extorsão, Edson dos Santos da Silva, conhecido como “Chiquinho”, foi incluído na carta ‘Quatro de Copas’. Ele atua nos municípios de Queimadas e Nordestina. Já Uriel Pereira Carvalho, conhecido como “Mequinho” ou “Mekinho”, ocupa a posição do ‘Dois de Ouros’. Procurado por homicídio, ele é apontado como o chefe do tráfico de drogas em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Em 2024, ele ordenou o espancamento até a morte de um homem, cuja vítima teve o corpo abandonado pelos agressores.

O Baralho do Crime segue disponível para consulta pública. Informações que auxiliem na localização dos fugitivos podem ser enviadas pelo Disque Denúncia, pelo número 181, sob total sigilo.

Texto: Alan Dantas

Carreta tomba, pega fogo e motorista morre preso às ferragens na BA-026, trecho Planaltino/Maracás

Uma carreta tombou, pegou fogo e deixou uma pessoa morta no local na BA-026, trecho entre os municípios de Planaltino e Maracás. O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (17). O veículo seguia sentido Maracás, o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pista, tombou e pegou fogo. Preso às ferragens, o motorista morreu carbonizado.  O corpo deve ser recolhido logo após o procedimento dos agentes militares  do Corpo de Bombeiros, que realizaram o serviço para debelar as chamas.

A identidade do motorista ainda foi divulgada pela PRE, que deslocou equipes à localidade. A vítima trata-se de um homem, de 48 anos, foi identificado como Natal Rubens Borges da Silva, natural de Tanhaçu

 

 

Itiruçu: Prefeitura distribui 8 toneladas de peixes para a população, mantendo a tradição da Semana Santa

Foto/Divulgação

O prefeito de Itiruçu, Bira Moraes, nesta quarta-feira (16), realizou a distribuição de peixes às famílias itiruçuenses que mantém viva a tradição existente no município com a doação do pescado. De acordo com o gestor, mesmo com as dificuldades de arrecadação, sua equipe de planejamento e finanças trabalhou forte para a aquisição dos peixes. “Cumprindo a tradição: entregando o peixe da Semana Santa às famílias da nossa cidade. Compromisso com o cuidado e respeito à nossa gente”, disse Bira.

Na sede do município a entrega dos peixes ocorreu no espaço do Ginásio de Esportes Senador Jutahy Magalhães. Já na Zona rural, a entrega é organizada por equipes do município.

O consumo de peixe na Semana Santa

A Semana Santa, que antecede a Páscoa, é um dos períodos mais importantes para os cristãos. Ela marca o fim do Quaresma, que se refere aos 40 dias em que Cristo jejuou no deserto. E, para relembrar esse jejum, foi estabelecida a restrição à carne vermelha aos fiéis na sexta-feira da Semana Santa.

A tradição, ainda seguida por muitos católicos, teve origem no século XI, quando o Papa Urbano II a determinou como prática de penitência. O peixe, símbolo profundo na tradição cristã, tornou-se assim, uma opção para o consumo de carne na Semana Santa. (Texto/ Itiruçu Online)

Caso Ana Beatriz: mãe confessa ter asfixiado bebê com travesseiro por causa do choro

A principal suspeita, e mãe da bebê Ana Beatriz, confessou que matou a própria filha, asfixiada com um travesseiro. A informação foi revelada pela Polícia Civil de Alagoas durante coletiva realizada na terça-feira (15). Segundo o delegado responsável pelas investigações, a mulher mudou a versão dos fatos diversas vezes. Em um primeiro momento contou que teria “dado” a criança. Depois afirmou que a criança havia engasgado enquanto amamentava. Em outra, e última versão, confessou que matou a bebê asfixiada com um travesseiro.

A mulher foi presa em flagrante e uma audiência de custódia deve ser realizada nesta quarta (16). A mulher segue presa à disposição da Justiça.

O caso

Ana Beatriz desapareceu na manhã de sexta-feira (11), no município de Novo Lino (AL), localizado a 100 quilômetros de Maceió, quando tinha apenas 15 dias. A mãe da bebê informou estar aguardando um ônibus no povoado Novo Eusébio, às margens da BR-101, quando foi abordada por quatro criminosos que tomaram a criança de seus braços. Posteriormente, investigações e depoimentos de testemunhas contrariaram a versão inicial da mãe.
A Polícia Civil de Alagoas já havia informado que uma das linhas de investigação do caso de desaparecimento de Ana Beatriz é de que ela estivesse sem vida.

O cadáver estava em um armário, próximo a produtos de limpeza. A informação da morte foi confirmada pela Polícia Civil do Estado de Alagoas na tarde desta terça-feira.
Ao todo, segundo a Polícia Civil, cinco versões foram apresentadas à polícia pela mãe.

Brasil reduz 70% da área queimada no primeiro trimestre de 2025

Nos três primeiros meses de 2025, a extensão de todas as áreas atingidas por queimadas no país somou 912,9 mil hectares. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 2,1 milhões de hectares, houve uma redução de 70% no território nacional atingido pelo fogo. Do total das áreas queimadas 78% são de vegetação nativa, sendo que 43% do que foi consumido pelo fogo eram de formação campestre.

Entre os estados brasileiros, Roraima foi o que mais queimou nesses três meses, somando 415,7 mil hectares. O Pará foi o segundo mais atingido, com 208,6 mil hectares queimados e o Maranhão perdeu 123,8 mil hectares para o fogo, sendo o terceiro na lista. Entre as cidades, Pacaraima e Normandia, ambas em Roraima, foram as mais afetadas, com 121,5 mil e 119,1 mil hectares, respectivamente.

Segundo o pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) Felipe Martenexen, Roraima vivencia sua estação seca no início do ano, o que torna o estado particularmente vulnerável às queimadas nesse período. “Os dados do primeiro trimestre de 2025 refletem essa sazonalidade climática, com Roraima despontando como o principal foco de fogo no país”, explica

Os números foram divulgados nesta quarta-feira (16) e são do Monitor do Fogo, uma ferramenta do MapBiomas que utiliza imagens de satélite para mapear cicatrizes de fogo em todo o país.

“A ocorrência do período de chuvas contribui para essa diminuição das queimadas. No entanto, o Cerrado se destacou com a maior área queimada no primeiro trimestre em comparação aos últimos anos, o que reforça a necessidade de estratégias específicas de prevenção e combate ao fogo de cada bioma”, alerta a pesquisadora do Mapbiomas Fogo, Vera Arruda. (mais…)

Dias antes de ser preso por agressão, João Neto defendeu em entrevista ‘motivo para homem bater em mulher’

Em entrevista a um podcast no último dia 4 de abril, o advogado João Neto afirmou que há justificativa para um homem agredir uma mulher. Na ocasião, ele declarou: “Homem só tem um motivo para bater na mulher: se ela lhe bater. Quem não quer apanhar, não bate.”

Na última segunda-feira (14), João Neto foi preso em flagrante em Maceió, no estado de Alagoas, acusado de lesão corporal e violência doméstica contra sua companheira. Nesta terça-feira (15), a Justiça converteu a prisão em preventiva.

Com mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais, o advogado é conhecido por participar de debates sobre temas jurídicos. No mesmo podcast, ele discutiu a Lei Maria da Penha e, ao defender a reciprocidade em agressões, fez uma comparação com passagens bíblicas: “Jesus que tomou um tapa na cara e deu o outro lado para bater. Eu não, irmão, eu não tenho essa capacidade de perdoar.”

As declarações foram acompanhadas de risadas do apresentador. João Neto finalizou: “Se der na minha cara, vai tomar um bocado também, na cara. Tem que ser assim, porque se você não quer apanhar, não bata.”

Homem é preso suspeito de integrar organização criminosa que atua na receptação de veículos roubados e furtados na BA

Um homem foi preso, nesta terça-feira (15), em Guanambi, no sudoeste da Bahia, suspeito de integrar uma organização criminosa que atua na receptação de veículos roubados e furtados, além de adulteração de sinais identificadores dos carros.

De acordo com informações da Polícia Civil, o grupo criminoso atua na Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí. A investigação começou após a apreensão de uma caminhonete com placa clonada e identificação adulterada.

Ele era responsável pela aquisição e comercialização de veículos com sinais identificadores adulterados. A Polícia Civil descobriu ainda que o suspeito, que não teve a identidade revelada, responde a vários processos pelo mesmo tipo de crime e também é alvo de investigações em outros estados. Ele foi levado para a delegacia de Guanambi, onde segue à disposição da Justiça.

PF faz operação contra grupo suspeito de espalhar ‘fake news analógicas’ nas eleições

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (15) a segunda fase da Operação Teatro Invisível, que busca desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar cerca de R$ 3,5 bilhões dos cofres públicos. A ação ocorre nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A primeira fase da operação, realizada em setembro do ano passado, prendeu quatro pessoas suspeitas de divulgar “fake news”, segundo a PF, de forma “analógica”.

O grupo contratava pessoas para se infiltrar “em locais com aglomerações de pessoas como pontos de ônibus, padarias, filas de bancos, bares e mercados, difundindo aos políticos falsas afirmações sobre um determinado postulante ao cargo de prefeito”, de acordo com a corporação. Atores foram contratados, diz a investigação, para divulgar informações falsas e receberam R$ 2.000 para a função. A nova fase tem como base documentos e provas obtidas anteriormente. Segundo a PF, os alvos promoveram a destruição de arquivos digitais que poderiam incriminá-los.

Nesta quarta (16), dez mandatos de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Cabo Frio (RJ), Itaguaí (RJ), Mangaratiba (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Juiz de Fora (MG). A Justiça também determinou o bloqueio de valores em contas dos investigados e a suspensão das atividades de oito empresas ligadas ao grupo. Em nota, a corporação afirmou que “o esquema incluía transações ilegais por meio de contas de passagem, uso de dinheiro em espécie, empresas com vasta atividade econômica e aquisição de bens de alto valor”.

A corporação também afirma que há garantias do uso de recursos não declarados à Justiça Eleitoral para financiar candidaturas nas eleições municipais de 2024. Parte dos investigados é dona de empresas envolvidas em fraudes que comprometeram a concorrência em licitações em quatro municípios do Rio: Cabo Frio, Itaguaí, Mangaratiba e São João de Meriti. A PF diz que a apuração segue em andamento para identificar outros envolvidos. Caso sejam condenados, os investigados podem pegar até 27 anos de prisão.

Bruna Fantti/Folhapress

Empresa ligada ao “Rei do Lixo” movimentou R$ 861 milhões em transações suspeitas, aponta PF

A Polícia Federal acordou que uma empresa ligada ao empresário José Marcos de Moura, conhecido como “Rei do Lixo” na Bahia, movimentou pelo menos R$ 861 milhões em transações consideradas suspeitas entre os anos de 2014 e 2025. Moura é investigado no âmbito da Operação Overclean, que apura um esquema de desvio de recursos públicos em contratos financiados, em parte, por emendas parlamentares. A informação é do colunista Fábio Serapião, do “Metrópoles”.

As movimentações financeiras foram bloqueadas nas contas da MM Consultoria e Construções, empresa vinculada ao empresário. Segundo a PF, os dados foram repassados ​​pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que também acordos de compras que envolvem uma pessoa com foro privilegiado.

De acordo com a representação da PF que motivou a terceira fase da operação, o pesquisador destaca o “expressivo volume de transações financeiras do investigado José Marcos Moura”. Apenas em nome do empresário, foram registrados mais de R$ 80 milhões em operações suspeitas, sendo ele o beneficiário direto de parte dos recursos desviados.

Ainda segundo a Polícia Federal, os relatórios de inteligência financeira encaminhados pelo Coaf revelaram que as empresas ligadas a Moura movimentaram um total de R$ 12,6 bilhões entre créditos e débitos ao longo do período consolidado. Deste montante, cerca de R$ 1 bilhão já foi classificado como de origem possivelmente ilícita.

Prefeito de Itiruçu avalia primeiros 100 dias de Governo; “Quero ser um prefeito presente”

O prefeito de Itiruçu, Bira Moraes (PP), concedeu sua 1ª entrevista nesta terça-feira (15) ao Itiruçu Online, para falar sobre os mais de 100 dias de gestão no município.

Entre outras pautas, Bira falou sobre apoio ao Governador Jerônimo Rodrigues; São Pedro de Itiruçu; Adversários Políticos; Recepção de Críticas e o perfil do prefeito em relação a aliada, Lorenna Di Gregorio.

O Novo perfil de Gestão

Ainda é perceptivelmente cedo para analisar as ações do governo municipal, sobretudo de publicitar críticas à gestão que, em sua maioria, são tecidas por ex-aliados. No entanto, uma das principais mudanças no comportamento do novo prefeito é a presença na cidade acompanhando as repartições públicas.

Na entrevista, além deste, Bira comentou sobre investimentos feitos na educação, na infraestrutura e, otimista, espera receber apoios e recursos dos aliados para tocar a gestão municipal.

Assista a íntegra abaixo: