Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Itiruçu anunciou que a Câmara de vereadores votará o Projeto de Lei nº 001/2025, que prevê o reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores da rede municipal, em conformidade com a atualização estabelecida pelo Governo Federal para 2025.
O projeto deve ser encaminhado pelo prefeito Bira Morais (PP), em ato que convoca para sessão extraordinária o Poder Legislativo com objetivo de aprovar o novo reajuste dos servidores da Educação. A atitude do novo prefeito de encaminhar o Projeto de Lei sem a necessidade de negociações é elogiada pela categoria.
A sessão deve ocorrer nos próximos dias na sede da Câmara Municipal. A expectativa é de que o projeto receba aprovação, beneficiando diretamente os profissionais da educação. No entanto, o novo reajuste não contemplará valores não pagos na gestão anterior, da ex-prefeita Lorenna Di Gregorio, o que, dessa forma, a categoria precisará recorrer à Justiça para garantir os direitos adquiridos no Plano de Cargos e Salários, no que se refere aos reajustes de anos anteriores.
A categoria deve receber o terço de férias, que ainda foi pago pelo município. O pagamento do terço de férias deve ser feito até dois dias antes do início das férias para garantir que o trabalhador receba os valores correspondentes antes do início do período de descanso, que é um adicional de 33,33% do salário do trabalhador. É um direito garantido pela Constituição Federal e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Vale a notinha no rodapé.
Este conteúdo não é fornecido pelo município, sendo apenas de caráter jornalístico, sem custos, de autoria exclusiva do Aqui Bahia – Itiruçu Online.