O que começou como uma oficina, no Colégio Colégio Estadual Doutor Luiz Rogério de Souza, em Plataforma, bairro do Subúrbio Ferroviário de Salvador, se transformou em fonte de inspiração para grande parte dos alunos e em veículo de informação para a comunidade. Isso porque, depois do sucesso, o projeto foi ampliado e atualmente funciona como rádio comunitária.
E o projeto não para por aí. Todos os dias, a programação feita pelos estudantes os estimula a ir cada vez mais longe. De acordo com o vice-diretor João Luiz Carneiro, “a escola como um todo tem, na rádio, a mídia que praticamente dá a dinâmica de todo funcionamento da escola. Para o alunado, hoje, passou a ser um instrumento em que ele se percebe importante dentro da escola, ao trabalhar uma mídia na prática, além de se perceber capaz de amanhã ou depois fazer um trabalho fora da escola, dentro da perspectiva do jornalismo, da publicidade, do radialismo”.
A avaliação do diretor é também compartilhada pelos alunos, como o adolescente José Henrique Santos, que acredita pode ir mais longe com o aprendizado diário na rádio comunitária. “A rádio é muito importante porque ela nos proporcionar várias coisas para o futuro. A gente pode fazer uma faculdade de Jornalismo, por exemplo”. Seu colega, Alexandre Araújo, reconhece o quanto mudou desde que começou a participar do projeto. “Eu me desenvolvi mais”.
A rádio comunitária do Colégio Colégio Estadual Doutor Luiz Rogério de Souza é tema de mais um vídeo da série produzida pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), mostrando o protagonismo baiano nas histórias que falam sobre o poder transformador da educação.