O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, acompanhado do Deputado Federal, Antonio Brito, esteve em Brasília, em audiência pública com o diretor-presidente da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Mário Mondolfo, solicitando o retorno das obras de conclusão da Ferrovia Oeste/Leste (FIOL), no trecho que passa por Jequié.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) interligará as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Serão aproximadamente 1500 quilômetros de Figueirópolis, em Tocantins, até Ilhéus, no litoral sul baiano. A construção da ferrovia visa atender, principalmente, a produção de grãos do oeste da Bahia e a exploração de minério de ferro, típica da região de Caetité, na área central do estado e irá substituir parte do transporte de carga, realizado hoje através das rodovias.
A ferrovia, que tem previsão de gerar 15 mil empregos diretos e 50 mil indiretos, está estimada em R$ 7,37 bilhões, passa por 32 municípios baianos e cruza o estado de ponta a ponta, no sentido oeste-leste e terminará na cidade de Ilhéus, no Porto Sul, que ainda será construído.
O lote 2 da Fiol corta a cidade de Jequié com 161km de extensão e já está com 80% das obras concluídas.
“A FIOL tem uma importância estratégica para a economia local, como instrumento de integração, mas sobretudo, de desenvolvimento para a região de Jequié através fomentação da mão de obra e da possibilidade de agregar novas empresas, indústrias e prestadores de serviço, que poderão vir a se instalar em nossa cidade a partir desta importante e gigantesca obra.”, disse o prefeito Sérgio da Gameleira.
Durante a audiência com o prefeito de Jequié, o diretor-presidente da Valec, Mário Mondolfo garantiu que o pátio da oficina e abastecimento das locomotivas da Ferrovia Oeste-Leste será administrada pelo município.