Programado para ser perfurado desde 2020, através de um pedido feito pelo vereador Jó de Jú, e viabilizado na parceria com a prefeitura de Itiruçu, o poço artesiano na comunidade Vila Pimentel não teve sucesso para encontrar água. As obras foram coordenadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas na Bahia – DENOCS- que finalizou a perfuração e já retirou o equipamento do local. Foi perfurado 80 metros e deu seco.
Para perfurar o poço no local, o vereador Jó de Jú havia conseguido a autorização do proprietário e visitado anteriormente com o geólogo para identificar o ponto específico da perfuração. Agora, de acordo com o vereador, outro pedido será feito para uma nova tentativa, afim de garantir o abastecimento das famílias na localidade.
O que é o DENOCS?
O Ministério da Integração Nacional estabeleceu na Bahia o programa de Implantação de Pequenos Sistemas de Abastecimento D’Água, baseados na perfuração e instalação de poços profundos. As obras são feitas pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) no estado.
Os poços artesianos são uma forma eficaz e econômica de atender as populações que habitam a região semiárida, afetada frequentemente pelas secas prolongadas. O fortalecimento dessa infraestrutura hídrica visa ao consumo humano e animal, além de contribuir para a pequena produção agrícola e a piscicultura local.
São beneficiários do programa os municípios e organizações não governamentais sem fins lucrativos que se adequarem à legislação. Ao Dnocs caberá a responsabilidade pela perfuração dos poços, incluindo revestimentos, realização do teste de vazão, análise da água, instalação do sistema de bombeamento e sistema de reservação. As entidades beneficiárias ficarão responsáveis pela operação e manutenção do poço, que será entregue já equipado e pronto para operação.