O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, visita nestas quinta e sexta-feira (14 e 15) as cidades de Ituberá e Maracás, no sul e centro sul do estado, para conferir as ações do Odontomóvel, que integra o programa Saúde Sem Fronteiras. A iniciativa tem o objetivo de ampliar e qualificar o acesso à assistência odontológica em comunidades baianas com carência nessa especialidade e de vulnerabilidade social. Em Maracás, o gestor da saúde ainda participará da inauguração de uma Unidade de Saúde da Família, situada ao lado da rodoviária, conforme convite feito pelo prefeito Paulos dos Anjos para que a equipe do Itiruçu Online cubra o ato público.
Este ano, até o dia 24 de março, o programa Saúde sem Fronteiras, ação Odontomóvel, já atendeu a 15.644 pessoas e realizou mais de 192 mil procedimentos. O atendimento é feito por três carretas, compostas por conjuntos odontológicos, onde trabalham, simultaneamente, até dez dentistas, além de profissionais que atendem nas tendas instaladas na parte externa e orientam sobre a saúde bucal.
Nas carretas são oferecidos serviços gratuitos de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. Enquanto aguardam, os pacientes são orientados sobre os cuidados com a saúde bucal. Para o atendimento, as pessoas devem levar o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.