Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Lagedo: Secretaria de Agricultura e Conafer realizam inseminação em gado com finalidade de melhoramento genético

Nesta segunda-feira (22), a equipe da Secretaria de Agricultura de Lagedo do Tabocal acompanhou o Médico Veterinário responsável pelo Programa Mais Pecuária Brasil, André Vilas-Boas, durante ação nas propriedades em que os pecuaristas firmaram parceria com município através do Programa, que é uma ação entre a  Secretaria de Agricultura e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), com finalidade de melhoramento genético do rebanho de gado.

Os produtores atendidos recebem acompanhamento do médico veterinário no processo de inseminação artificial de touros com alta qualidade genética, ultrassonografia de confirmação de prenhez das vacas enxertadas, além de acompanhamento de técnicos da Secretaria de Agricultura. Toda essa assessoria e feita sem custos para os produtores com a finalidade de auxiliar no melhoramento da produtividade da pecuária no município e consequentemente melhorar a economia local.

Através do programa, pequenos pecuaristas recebem gratuitamente doses de sêmen de touros registrados e todo o processo da IATF. O ganho genético dos bovinos nas propriedades irá proporcionar incremento na renda desses pecuaristas. Mais de 20 pecuaristas foram cadastrados nessa etapa, com realização de 600 IATF. O Programa Mais Pecuária Brasil é contínuo. O cadastro deve ser realizado na Secretaria Municipal de Agricultura. Documentos necessários para se cadastrar: comprovante de residência, identidade, ficha sanitária da ADAB com vacinação da brucelose e Febre Aftosa.

Acompanhando ações nas fazendas, o prefeito do município, Marquinhos Senna, disse que a parceria com o Programa do Governo Federal vai elevar a qualidade dos rebanhos e ganhos aos Lagedenses, destacando  como um incentivo significativo. “Os custos para aquisição do material e a contratação do profissional para realizar as inseminações não são baixos. Conhecemos a realidade de Lagedo e buscamos firmar a parceria que se transforma em benefícios. Os benefícios para os produtores são significativos, com um gado fortalecido, a produção aumenta. É um investimento totalmente acessível, gratuito. Tão logo, tenho certeza, todos começarão a colher bons resultados”, disse o prefeito ao Itiruçu Online.

O +Pecuária Brasil está presente em todas as regiões do País. A iniciativa consiste em proporcionar a inseminação de rebanhos com sêmen de raças de gado de alta performance nos segmentos leiteiro e de corte. O programa também compreende protocolos e logística. O objetivo da ação é impulsionar o desenvolvimento econômico elevando a qualidade e produtividade dos rebanhos.