Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Jequié ganha mais capacidade de pagamento junto ao Tesouro Nacional

O município de Jequié, após anos mal avaliado junto aos órgãos de crédito brasileiros e aos bancos financiadores de projetos e obras públicas, alcançou Capacidade de Pagamento A junto ao Tesouro Nacional e ao Ministério da Economia. Responsável pelo plano de recuperação fiscal e das finanças da Prefeitura, feito em apenas 16 meses de gestão, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, credita o bom resultado ao conjunto de medidas de austeridade, reordenamento financeiro e corte de gastos públicos, que geraram equilíbrio às contas municipais.

De acordo com o gestor, a melhora na avaliação, é fruto de uma série de ações administrativas, entre elas a execução de um plano de contenção das despesas, as estratégias exitosas na arrecadação do IPTU, entre outras e isso refletiu na obtenção da Nota A nos três indicadores que compõem a metodologia de cálculo da avaliação: liquidez, poupança corrente e endividamento do município. Na prática, concede ao município prioridade na contratação de novas operações de crédito, com aval da União, portanto com condições financeiras mais vantajosas.

“Esse reconhecimento do Tesouro Nacional e do Ministério da Economia é um indicador que estamos no caminho certo e que a melhoria da situação fiscal sempre proporcionará a melhoria das políticas públicas no município de Jequié, como tem sido visto pela população, com as muitas obras e serviços públicos que temos feito e com as muitas outras obras que serão executadas. E agora, com a casa em ordem, progressivamente, a Prefeitura de Jequié passa a ter mais condições trabalhar para fazer uma cidade melhor para os jequieenses.”, concluiu o prefeito, Zé Cocá.


error: Conteúdo protegido !!