Os professores da rede municipal do Itiruçu se encontram em um entrave com a Prefeitura em relação ao aumento do piso salarial. O reajuste sobre o piso em 33,24%, sancionado no dia 4 de fevereiro, foi uma conquista da categoria em nível nacional.
No entanto, a Secretaria de Educação, apresentou uma proposta de apenas 10,6%, desvalorizando o reajuste dos professores abaixo da inflação. O movimento de paralisação das atividades acontece pela primeira vez em um dia semanal, acordo entre a categoria que luta pelo direito adquirido.
A paralisação não agrada a Secretaria de Educação, gerida pela professora Ana Paula, que sempre foi combatente a desvalorização salarial da categoria. Segundo relatos ao Itiruçu Online, houve a tentativa de enfraquecimento do movimento pelo direito dos professores, com ajuda de docentes que ocupam cargos de confiança e o uso de Professores contratados pelo município, mas sem sucesso. No município não se cumpre a Lei para cargos da educação, sendo escolhidos, ainda pela política partidária.
O Movimento reúne no próximo dia 25 com técnicos da APLB para discutir o assunto. Uma nota de repúdio conta a Secretaria de Educação circula na cidade.
Ouça abaixo.