Quem acompanha diariamente o Itiruçu Online aprende como se livrar de golpes. Estamos sempre alertando para as modalidades usadas pelos criminosos.
De certo, desta vez, um velho golpe foi usado para enganar uma mulher na cidade de Itiruçu. De acordo com relatos à Polícia, na última semana, um criminoso ligou para uma senhora utilizando o golpe do celular premiado e, depois de questionar a idade da mulher, soube que se tratava de uma idosa, solicitando que a ligação fosse passada para um filho (a). Assim feito, ambos acreditaram e sob orientações do criminoso se deslocaram a casa lotérica da cidade e lá (na loteria) passaram o celular para o atendente do caixa, que não percebeu que se tratava de um golpe e ao receber o telefone passou a conversar com o criminoso, assegurada na palavra da mulher de que precisava fazer alguns depósitos. A mulher teria dito para atendente que se tratava do filho dela na ligação.
Confiando nas pessoas da cidade, a funcionária foi depositando os valores indicados pelo criminoso, realizando depósitos de R$ 2 mil cada, sendo feito 16 depósitos. O sistema acabou travando. A atendente então cobrou da senhora o valor transferido, quando recebeu a negativa de que não existia o valor, então passando a perceber que se tratava de um golpe. O caso foi registrado na delegacia de Polícia Local que investiga o caso. Os depósitos foram encaminhados para o mercado pago.
A orientação que a Polícia Civil dá é não atender telefones de fora, principalmente em casos como os que oferecem prêmios, os que afirmam que foi premiado com algum tipo de sorteio, aqueles que noticiam que alguém sofreu acidente de trânsito ou que foi sequestrado. As pessoas precisam ter reservas, não atender telefones de desconhecidos e manter a agenda com os principais contatos devidamente atualizados.