Nos dias 14 e 15 de abril, nesta quinta e sexta feira, a cidade de Itaquara sedia o 1º encontro para formação do plano de carreira e remuneração do Vale do Jiquiriçá no prédio da Câmara Municipal de Vereadores. Estiveram presentes sete municípios da região que compõem o território de identidade. Itaquara, Itiruçu, Cravolândia, Jiquiriçá, Santa Inês, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal e Maracás.
O encontro foi dirigido por Célia Alves, que representou o Ministério da Educação (MEC) e o SASE. O estado da Bahia é pioneiro no país na formação do plano de carreira e remuneração dos profissionais em educação graças às iniciativas do EDUCAVALE, o consórcio de educação do Vale do Jiquiriçá.
Célia Alves apresentou as propostas do MEC através da rede de assistência técnica formativa dos planos de carreira e remuneração. A Prefeita Iracema Araújo esteve presente na abertura da formação, desejou boas vindas aos presentes e, como sempre, colocou-se a disposição dos educadores. “Nós, governantes, temos que ter consciência de que é preciso fazer muito mais pela educação, e o primeiro passo para que a educação esteja fortalecida é a valorização dos servidores, aqui na nossa pequena cidade, as reivindicações apresentadas, na medida do possível são atendidas, porém eu tenho a consciência de que é preciso mais e enquanto eu estiver prefeita eu lutarei para que mais valorização possa haver aos funcionários da educação.” Disse a Prefeita em seu pronunciamento.
Jose Argolo, Secretário de Educação local, também agradeceu a presença de todos e sentiu-se muito orgulhoso por Itaquara sediar o primeiro encontro para formação do plano através do Polo II. Argolo fez questão de colocar a secretaria de educação a disposição do SASE/MEC e garantiu que não faltará luta e empenho para que o plano saia do papel e chegue o mais rápido possível aos servidores. Argolo também representou o EDUCAVALE no encontro de Itaquara. Quem também fez uma saudação e formou a mesa ao lado da Prefeita Iracema foi o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jair Ferreira. O plano de carreira e remuneração é um sonho dos educadores da região do Vale do Jiquiriçá, da Bahia e de todo o Brasil, garantindo direitos e qualificando a educação. *Informações e fotos do Repórter Weder Mello.