Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Irajuba: Prefeito pede que população mantenha confiança no governo

Foto/Blog Itiruçu Online

Eleito com 48.64% dos votos para comandar a prefeitura de Irajuba, durante os próximos quatro anos, Jeronimo Souza dos Santos (PSD), mais conhecido como Jerinho, diz que está preparado para o desafio de governar o município e que vai focar na política de geração de empregos.  Em entrevista ao Itiruçu Online, o novo prefeito relatou que está finalizando um relatório de transição para ter em mão a real situação do município, mas já visualiza dificuldade  financeira.  – “Nossa equipe de transição está fechando o relatório final. O município de Irajuba como todos os outros de coeficiente 0.6 de receita passa por dificuldade financeira. O diagnóstico, obviamente, já apresenta essa dificuldade. Nós ainda temos passivos de gestões anteriores a de Sampaio, que vai nos acompanhar ainda ao longo de muitas gestões. A dificuldade existe e o relatório sendo concluído teremos os valores exatos de qual é o passivo que teremos que assumir”, – declarou Jerinho.

 

Jerinho segue confiante no plano de governo e garante que vai trabalhar com ações de inovação, ocupação e geração de renda para tentar solucionar um dos problemas do município, que é a geração de novos empregos.  – “A ideia que nós temos, e isso foi tema de campanha, é de incentivar a ocupação de geração e renda, especialmente no setor rural, pois somos um município ruralista e temos três matrizes econômica que nos permitirá injetar capital em ações estruturantes como geradoras de ocupação e renda, que são as culturas da Mandioca, peça fundamental da agricultura familiar; a cultura do Maracujá e por fim, a cultura do Abacaxi, que já estamos com avançada discussão com a Embrapa e ADAB no sentido de fazer o zoneamento desta cultura. Tivemos um avanço nas conversas com o Banco do Nordeste, principal financiador da agricultura no Brasil. Já existe uma pré-disposição em nível de superintendência de Banco na injeção de capital na ordem de nove milhões no município, especialmente na cultura do Abacaxi, onde nós iremos implantar aproximadamente 500 hectares, gerando diretamente 200 empregos”, – garantiu o novo gestor.

Prefeito pede que população mantenha confiança.

O novo prefeito quer que a população tenha paciência para a nova administração municipal iniciar a execução de serviços de forma mais efetiva. Jerinho pediu que os irajubenses prosseguissem tendo a confiança depositada nas urnas em seu governo. – “No discurso de posse pedimos que à população de Irajuba continue com a confiança que teve em nossa eleição e peço que continue tendo fé em nosso governo. Peço que todos mantenham a esperança e nos aguardasse tomar as medidas que realmente venham a culminar numa diferenciação na qualidade de vida dos munícipes”, – pontuou.

 

Jerinho comentou a escolha e a relocação de nomes nas secretarias de governo, com nomes que continuaram do governo Sampaio, mas garante que o novo governo terá sua forma de gerir. –“Houve um misto. alguns ligados diretamente à confiança e outros com o feedback  técnico e especialmente político. Conservamos   peças do governo anterior, que foram remanejados para outras áreas,  por entendermos que em outras funções eles desenvolveriam um papel melhor. No geral, fizemos uma troca do secretariado, apenas o de assistência social permaneceu no cargo, pois havia pouco tempo na função, os demais foram substituídos para funções estratégicas por percebermos que eles tinham as qualificadoras para a nova função e vão  ajudar a nova gestão de forma muito mais efetiva”, disse.

Ajuste fiscal no enfrentamento à crise, garante prefeito.

Mudou-se o ano, trocou-se de prefeitos, mas a palavra usada pelos novos gestores ainda é a “Crise”.  De certo, por alguns anos ainda ouviremos falar sobre a crise que tem tirado o sono dos brasileiros e deixado às cidades de menor porte em situação de difícil no quesito na geração de emprego e renda. Para ajustar as contas e arrumar a gestão, o prefeito disse que o enfrentamento a crise só terá êxito com ajuste fiscal.  “-Primeiro é o ajuste fiscal. É uma palavra que seria a frase do terceiro milênio: ajuste fiscal, criação e inovação, uma gestão voltada para atos de inteligência, atos de criação, geração de ocupação e renda, captação de recursos externos, firmar parcerias com universidades e institutos de pesquisas. A Política externa hoje será o diferencial na nossa gestão. Internamente estamos fazendo o processo de organização, mas a política externa é que vai dá o rumo que precisamos em nossa gestão, buscando recursos de emendas e parceiros que estude a injeção de capital em ações estruturantes”, – garantiu Jerinho.