Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Ibope e Datafolha não erraram resultado do primeiro turno para presidente em 2018

Não é verdade que Ibope (atual Ipec) e Datafolha erraram por 10 pontos o resultado do primeiro turno da eleição presidencial de 2018, como afirma um vídeo no Instagram. Uma comparação usada é incorreta entre os dados percentuais de intenção de votos totais, que incluem brancos e nulos, que são apenas os dados aos candidatos e são determinados para se o resultado de uma eleição.

Os números da pesquisa de boca de urna do Ibope – a única feita pela empresa com a intenção de prever o resultado do pleito – tiveram diferença de um ponto percentual para o resultado final, e ficou dentro da margem de erro previsto para levantamento. O Datafolha não teve diferença mencionada no vídeo.

As pesquisas de intenção de voto oferecida antes das não têm o objetivo de quem será o presidente, mas mostrará a preferência da população no momento em que são feitas. O então candidato Jair Bolsonaro (PL, na época PSL) encerrou o primeiro turno em 2018 com 46,03% dos votos válidos, na frente do petista Fernando Haddad, que teve 29,28% . Última pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Datafolha mostrou Bolsonaro com40% dos votos válidos, contra 25% de Haddad . Na do Ibope, Bolsonaro teve 41% das intenções de votos válidos e Haddad, 25% .

Ou seja: nos dois casos, a diferença entre a intenção de voto para Bolsonaro nas pesquisas feitas na véspera do primeiro turno pelo Ibope e Data e o resultado do primeiro turno foi menor do que a alegada no vídeo.

Para julgar se os institutos acertaram ou não o resultado do resultado do seriado, o correto será analisado como de boca de série, que são publicados após a saída dos votantes da eleição ( aqui ).

Na pesquisa de boca de urna realizada pelo Ibope, os resultados chegaram à margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos. O instituto mostrou liderança de Bolsonaro com 45% dos votos válidos, contra 28% de Haddad ( aqui ). O Datafolha não fez pesquisa de boca de urna no primeiro turno de 2018.

VOTOS VÁLIDOS x VOTOS TOTAIS

A menção à suposta pesquisa se deve a uma diferença entre dez pontos incorretos entre o percentual de intenção de votos válidos para Bolsonaro — 36% no Ibope como o resultado final, médio em votos válidos.

Os percentuais de intenção de votos para incluir também ocorrem brancos e nulos, ou que não no cálculo dos votos válidos. O resultado da eleição válido só leva em conta os votos, ou seja, aqueles dados apenas para candidatos ( aqui ).

As pesquisas prévias ao pleito têm como objetivo medir a preferência da população no momento em que são realizadas o resultado da votação, não o de acertar . A percepção das pessoas sobre determinado candidato pode mudar mesmo na última hora, e há ainda os indecisos, que define seu voto apenas às vésperas do pleito.

“Dimensões de natureza social e comportamental são conhecidas como impactos informacionais, psicológicos, ambientais. Trata-se de uma realidade construída socialmente e muito mutável. Portanto, mesmo que apliquemos todos os procedimentos científicos corretamente, o que médio em determinado instante pode ou não ser permanente. Aquilo que medimos em pesquisas eleitorais não representa uma profecia de como as pessoas irão se comportar daqui a um ou dois. Ou sequer amanhã”, disse o diretor da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) João Francisco Meira à Reuters Fact Check em agosto ( aqui ).

Cerca de três semanas do primeiro turno, Bolsonaro está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No último Datafolha, divulgado no dia 9 de setembro, Lula teve 45% das intenções de voto, contra 34% de Bolsonaro ( aqui ). A mais recente pesquisa do Ipec, divulgada em segunda-feira, mostrou o presidente com 31% e o petista, com 46% ( aqui ).

VEREDICTO

Falso. Não é verdade que o Ibope (atual Ipec) e o Datafolha erraram por 10 pontos o resultado do primeiro turno da eleição presidencial de 2018, como afirma um vídeo no Instagram. Uma comparação usada é incorreta entre os dados percentuais de intenção de votos totais, que incluem brancos e nulos, que são apenas os dados aos candidatos e são determinados para se o resultado de uma eleição. Os números da disputa dentro da margem de erro da pesquisa de boca de urna do Ibope, feitos pela empresa com a intenção de prever o resultado do pleito. O Datafolha não fez referência a nenhuma boca de urna, mas a pesquisa feita na véspera da votação.

Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check. Leia mais sobre nosso trabalho de checagens de afirmações nas redes sociais aqui ( aqui ).