Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Gilson Machado é preso por suspeita de tentar facilitar a fuga de Mauro Cid com passaporte português

A Polícia Federal prendeu o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, nesta sexta-feira (13), por suspeitas de tentar obstruir a Justiça ao tentar viabilizar um passaporte português para Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e réu na ação penal sobre uma tentativa de golpe. A PF investiga se a intenção era facilitar a fuga de Cid do Brasil e comprometer o andamento das investigações. Machado admitiu ter ligado para o consulado português em Recife, mas alegou que tratava de assuntos familiares. A informação é do jornal O Globo.

Segundo a PF, há promessas de que Machado tentou, sem sucesso, obter o documento por meio do consulado e poderia buscar outras representações diplomáticas para o mesmo fim. A Procuradoria-Geral da República (PGR) considera a conduta como possivelmente enquadrada como obstrução de investigação e favorecimento pessoal, reforçando a suspeita de tentativa de impedir a aplicação da lei penal ao Cid, perante a iminência do encerramento da fase de instrução da ação penal.

Machado, próximo aliado de Bolsonaro, negou ter atuado em favor de Cid e afirma que buscava um passaporte para seu pai. Mauro Cid e seu advogado também negaram qualquer intenção de deixar o país. O ex-ministro foi candidato à prefeitura do Recife pelo PL e recentemente liderou uma campanha de arrecadação para Bolsonaro, que afirmou à PF que não tinha conhecimento da iniciativa, que reivindicou R$ 1 milhão.