A Secretaria de Educação do município de Lagedo do Tabocal, recebeu, na última sexta-feira (29), o comunicado da aprovação de dois projetos inovadores que foram submetidos numa seleção nacional por meio do Programa Brasil na Escola-PBE.
De acordo com relatos obtidos pelo Itiruçu Online, o município fez a adesão ao programa no início de 2021 e teve três escolas do munícipio validadas. Esse programa tem como objetivo induzir inovações e estratégias para assegurar a permanência e aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O PBE está estruturado em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas, valorização de boas práticas e inovação.
No eixo Apoio Técnico e Financeiro, as três escolas receberão até o final de 2022, mais 60 mil reais para desenvolver ações voltadas para recuperação das aprendizagens e a permanência dos estudantes dos anos finais. Algumas parcelas desse recurso já foram depositadas e muitas ações já estão sendo executadas pelas escolas.
O eixo Inovação tem como objetivo apoiar ações inovadoras com a finalidade de estimular as redes de ensino na elaboração e implementação de novos modelos pedagógicos para o aprimoramento das estratégias de ensino/aprendizagem, bem como de liderança e gestão escolar que elevem a aprendizagem, a permanência e o fluxo escolar, favorecendo a criação de banco de práticas exitosas.
O edital público para a seleção de 54 projetos inovadores ficou aberto até o mês de abril de 2022, data que o município submeteu dois projetos. A seleção dos projetos inovadores foi feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação pertencente ao MEC. Os projetos foram da Escola Manoel Pires, localizada no Povoado do São Pedro e da Escola Antônio Carlos Magalhães, localizada no Povoado do Peixe. Os dois projetos submetidos foram aprovados.
Cada projeto receberá 500 mil, em 05 anos, para desenvolver as ações propostas. Um projeto trata sobre Educação Ambiental com ações de recuperação das matas ciliares do Rio Jiquiriçá, no trecho que atravessa a comunidade e, o outro é sobre Educação do Campo, Inclusão Digital e Conectividade com ações que visam a implantação de um Centro de Educação Digital com oferta de cursos dos níveis mais básicos até o mais avançado, como noções de robótica para melhoria das condições de vida da comunidade local.
Para submissão e execução do projeto uma das exigências do edital era firmar parceria com uma instituição para apoio técnico e/ou financeiro. A parceria foi feita com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores. O PBE ainda tem o eixo Boas Práticas que será a partir do resultado das avaliações do SAEB, previstas para serem divulgadas no final de 2022.
“É uma conquista grandiosa para o município, é uma vitória da Educação de Lagedo, é o reconhecimento do trabalho das equipes das escolas e das coordenadoras do programa no município. De fato, é uma conquista coletiva, porque a educação é feita à muitas mãos. Parabenizamos aos envolvidos/as no processo pelo empenho e comprometimento”, comemoram o prefeito Marquinhos Sena e o vice Flávio Dias. Com informações da Ascom/PML.