Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Crime Ambiental: Operação da Polícia Civil descobre extração ilegal de madeira em Itagibá

Foto Divulgação; Polícia Civil.

Uma operação realizada pela Polícia Civil, sob coordenação da 9ª Coorpin- Jequié, nesta quarta-feira (18). Segundo relados repassados ao Itiruçu Online, a operação iniciou logo após denúncias de que estaria ocorrendo, no interior de uma propriedade rural, corte de madeira para comercialização, quando a equipe do Setor de Investigação da Coordenadoria Regional de Jequié deslocou até o Município de Itagibá  e, contando com o apoio dos policiais civis da unidade local, foi empreendido diligência ao local, de difícil acesso, área de vegetação fechada, tendo as equipes obtido êxito em localizar a grande quantidade de madeira já cortada, que estava sendo preparada para carregamento, o qual ocorreria à noite.

No local, foi possível dar voz de prisão a duas pessoas envolvidas no crime ambiental, bem como apreender a motosserra utilizada para o corte. As madeiras, a priori, foram identificadas como sendo do tipo vinhático e jequitibá, nativas da Mata Atlântica, sendo esta última já declarada em extinção por órgãos ambientais. A quantidade já cortada é de aproximadamente 80 pranchas.

Os apresentados informaram que trabalhavam para o proprietário da fazenda, os mesmos vão responder pelo crime elencado no Art. 45 da Lei 9.607/98. As investigações continuam para identificar outros envolvidos, bem como para mapear a real devastação ambiental na área, com adoção das medidas legais em face dos responsáveis.


error: Conteúdo protegido !!