A criança Maria Clara Caires, de apenas 05 anos, é mais uma vítima de pneumonia, de acordo com o laudo médico. Ela deu entrada no Hospital de Itiruçu com falta de ar e, após os cuidados médicos, acabou não resistindo.
Por conta da morte da criança a Prefeitura municipal decretou luto oficial e ponto facultativo nessa quarta-feira (16) nas repartições públicas.
O Itiruçu Online se solidariza com os familiares e amigos neste momento de dor.
Sobre a doença:
Pneumonia mata mais que sarampo, malária e diarreia: pais devem ficar atentos, pois a doença é considerada a maior causa infecciosa de morte infantil no mundo, é tratável.
Cerca de 6,3 milhões de crianças de até 5 anos podem morrer de pneumonia entre os anos de 2020 e 2030, de acordo com estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins. A doença, que é causada por infecções, comumente bacterianas, virais ou fúngicas. Dados do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Infância) apontam que a cada 39 segundos morreu um menor em detrimento do quadro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2 milhões de crianças abaixo dos 5 anos morrem todos os anos de pneumonia. No Brasil, esse índice pode chegar a 11% das mortes em crianças abaixo de um ano e 13% na faixa etária de 1 a 4 anos. A doença mata mais que o sarampo, a malária e a diarréia juntos e é a maior causa infecciosa de morte infantil em todo o mundo.
A pneumonia afeta principalmente os pulmões que, ao serem inflamados, se enchem de pus e líquido. Segundo Marina Buarque de Almeida, pneumologista pediátrica, vice-presidente do Departamento de Pneumologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo, os sintomas variam de acordo com a faixa etária. “De modo geral, os sintomas são febre, tosse, dificuldade para respirar e mal estar. Os casos podem evoluir com maior gravidade.