São promoções rápidas em páginas do Facebook e Instagram, que redireciona o usuário a um endereço eletrônica que dura pouco tempo Online, mas o suficiente par enganar muitas pessoas que esperam comprar um produto com preço menor. Falsas promoções usam nomes de grande Lojas. As mais usadas são as Americanas e Casas Bahia. Os criminosos usam endereços como promoções do mês tal, e reduzem em até 60% o valor do produto.
O internauta não percebe o golpe, pois é feito o plágio das páginas das Lojas que conseguem enganar. A pessoa não se atenta ao endereço eletrônico é um alternativo e não o oficial.
Em Salvador, por exemplo, uma mulher comprou um aparelho celular pela internet e recebeu uma barra de sabão ao invés do aparelho na Bahia. “Comprei um celular nas Casas Bahia, um samsung galaxy n95. Quando abri a caixa, olha o que tinha dentro: sabão em barra”, explicou a enfermeira Laíse Fonseca. A cliente pagou o celular à vista no valor de R$ 1.800, no mês de julho. Ela contou que fez muitas reclamações e o prazo dado pela loja já tinha passado, mas ainda não tinha recebido o produto novo e nem o reembolso.
Outras pessoas aguardam a chegada do produto. A preferência dos golpistas, no entanto, é receber diversos pagamentos durante o tempo que as páginas ficam disponíveis. Mas, é preciso salvar os comprovantes e depois acionar à justiça contra os criminosos. O pagamento tem um destinatário, um responsável. Por diversos golpes serem de valores menores, as pessoas não se importam de perder o dinheiro, mas a soma para os criminosos é de um grande faturamento.