Hoje, 29 de junho, foi um dia importante para os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Vale Jiquiriçá. O presidente Danilo Italiano recebeu hoje (29), do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura, uma usina de asfalto e mais duas caçambas basculantes.
“A doação será de extrema valia para a continuidade dos serviços de manutenção corretiva e preventiva da malha viária pertencente ao território do Vale do Jiquiriçá. Obrigado, Governo do Estado”, agradeceu o presidente do Consórcio.
A implantação da usina tem como principal objetivo baratear o custo do asfalto, e assim, poder pavimentar mais vias dos municípios incluindo o interior, com menor valor, trazendo melhores condições de tráfego, mais qualidade de vida e desenvolvimento.
“Esta é uma tarde muito feliz, porque isso aqui não é a entrega de uma obra, mas de equipamentos importantes para a realização de várias obras. E o ponto principal dessa entrega é esse novo modelo de gestão pública, que abre mão da centralização do poder para compartilhá-lo com prefeitos e prefeitas”, afirmou Rui. Segundo ele, a expectativa é que o próximo governo continue com esta política de fortalecimento dos consórcios de descentralização da ação administrativa.
Rui destacou que os equipamentos, por meio dos consórcios, vão multiplicar as ações de infraestrutura para melhorar a vida das pessoas: “a finalidade desta ação é dar emprego para as pessoas, viabilizando estradas vicinais, estaduais, reduzindo o custo da produção, facilitando que as pessoas possam vender, comercializar, produzir e melhorar a renda e a empregabilidade”.
O secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, afirmou que o modelo de consórcios transfere o poder do Estado para os municípios. “O consórcio é um condomínio de prefeituras. Só, neste ano, nós distribuímos quase R$ 38 milhões em máquinas e equipamentos para os consórcios, para que eles possam fazer recuperação de estradas estaduais, vicinais e vias urbanas. Com isso, a gente quer melhorar a eficiência da prestação de serviço público”, assinalou.