Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Guardas Municipais iniciam atividades no trânsito de Jequié

IMG_1659

Nos próximos dias, o trânsito de Jequié vai receber a interferência das primeiras ações da Superintendência Municipal de Trânsito – SUMTRAN que já está trabalhando no processo de municipalização. Com objetivo de viabilizar melhor mobilidade e organização do trânsito na área urbana, 25 Guardas Municipais concluiram formação teórica e prática realizada pela Escola Pública de Trânsito – EPTRAN, do DETRAN Bahia.

Durante a capacitação, os guardas recebem orientações sobre engenharia de tráfego, operação de trânsito e prática de fiscalização de trânsito. Inicialmente, eles atuarão no serviço de orientação e fiscalização nas vias da cidade. A Prefeitura organizou uma equipe de educadores de trânsito que ficarão nas vias durante o mês de janeiro de 2016, indicando e orientando a população sobre as mudanças. As autuações iniciam a partir de fevereiro.

 Segundo o Superintendente de Trânsito, Sinval Guimarães, as mudanças fazem parte de um planejamento para organizar o trânsito do município em favor da população. De acordo com o representante do órgão, algumas ações estão previstas para o futuro, como semáforos, placas regulamentares e mudanças no sentido das ruas. A ideia é que as ações possam ser estendidas para os bairros.

 Após o processo de adaptação às novas mudanças no trânsito, a próxima etapa da municipalização do trânsito é a modernização da sinalização horizontal e vertical, licitação de guinchos, implantação da zona azul e apreensão de veículos.

Tamanha preocupação com a qualidade do trânsito de Jequié se deve ao fato de o município ter relevante importância econômica regional e de estar em uma localização geográfica que facilita o acesso de muitos visitantes de outros municípios da região do Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriça, o que atrai um grande volume de veículos e pedestres. Com a municipalização, a segurança de todos é o principal objetivo.
ASCOM Jequié