Vereadores cobram lista com nomes de vacinados contra Covid em Itiruçu para evitar ‘fura filas’

Os vereadores de oposição em Itiruçu, Robertão do PSB e Sidimar do PP, cobraram juntos, para que a Prefeitura de Itiruçu encaminhe a lista nominal dos imunizados na primeira etapa de vacinação de imunização da Covid-19.

Na justificativa do documento, os vereadores dizem que vão fiscalizar a vacinação contra a Covid-19, iniciada na última semana, com foco inicial em assegurar o cumprimento da vacinação dos grupos prioritários, para que não aconteçam às chamadas ‘fura-filas’, como tem casos suspeitos em várias regiões do país.

Fura filas no Brasil

A Defensoria Pública da União (DPU) recomendou ao Ministério da Saúde a implementação, com urgência, de um Sistema Unificado de Controle da Fila de Vacinação. As graves denúncias de fraude nas filas de vacinação nos estados e municípios motivaram a adoção e requerimento da medida.

Em alguns locais foi necessário recorrer à Justiça para garantir a transparência na vacinação e evitar fraudes.  A recomendação da DPU ressalta ao Ministério da Saúde a competência da direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para o controle e a fiscalização de procedimentos, produtos e substância de interesse para a saúde. “Pessoas e grupos que desrespeitam a ordem prioritária de vacinação, não raras vezes com a complacência de agentes públicos, causam danos diretos e indiretos à saúde individual e coletiva das populações vulneráveis na medida em que aumentam a morosidade do processo de vacinação e expandem o tempo de espera sem imunização, aumentando o risco de contaminação, agravamento e óbito nesse interregno”, diz a recomendação.

A Vacinação em Itiruçu

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, até o momento foram vacinadas 98 pessoas da área de saúde e 17 do grupo prioritário – idosos institucionalizados – perfazendo o total de 115 pessoas vacinadas. Na nota, o município afirma que está sempre atuando em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde e demais órgãos competentes.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas