UPB mobiliza territórios para Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional

rosepondeoio

Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), realiza, no período de 7 de julho à 11 de agosto, as conferências territoriais de segurança alimentar e nutricional.

A superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da Bahia, Rose Pondé, visitou a UPB para solicitar apoio da entidade na mobilização dos territórios. A presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria, colocou a estrutura operacional da entidade à disposição da secretária para sensibilizar os municípios. Segundo ela, “as conferências territoriais terão papel fundamental para nortear as ações de governo e traçar diretrizes”.  A V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN) será realizada na cidade de Salvador de 26 a 28 de agosto de 2015.

A iniciativa, que conta com a parceria do Grupo Governamental de SAN (GGSAN), do Governo do Estado, tem como meta ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, o direito humano à alimentação adequada e saudável da população baiana, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Para Rose Pondé, “as atividades das conferências devem reforçar o seu caráter político, formativo e de mobilização, como instância do SISAN que concretiza a participação democrática e cidadã, levando os debates e os avanços obtidos para a agenda do estado, dos territórios e dos municípios”.

A ação reunirá cerca de 1.600 pessoas, entre elas delegados, convidados e observadores, representantes do poder público e sociedade civil, e acontecerá em 20 municípios baianos. As atividades acontecerão durantes dois dias, das 9h às 17h,  por meio de três eixos temáticos, que discutirão sobre avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar, estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

As conferências fazem parte do processo preparatório para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (5ª Cesan), que acontecerá  de 26 à 28 de agosto, em Salvador.

Serviço:

O quê: Conferências Territoriais de Segurança Alimentar e Nutricional

Quando: de 7 de julho à 11 de agosto

Onde: em todos os Territórios de Identidade da Bahia

Confira a programação

TERRITÓRIO

CIDADES

DATAS

Irecê

IRECÊ

07 e 08/07

Chapada Diamantina + Piemonte do Paraguaçu

ITABERABA

10 e 11/07

Bacia do Jacuípe + Sisal

CONCEIÇÃO DO COITÉ

14 e 15/07

Portal do Sertão

FEIRA DE SANTANA

04 e 05/08

Sertão do São Francisco

JUAZEIRO

07 e 08/07

Piem. Norte do Itapicuru + P. da Diamantina

SENHOR DO BONFIM

10 e 11/07

Recôncavo

STº ANTONIO DE JESUS

14 e 15/07

Baixo Sul

VALENÇA

17 e 18/07

Vitoria da Conquista

VITÓRIA DA CONQUISTA

07 e 08/07

Médio Rio de Contas

JEQUIÉ

10 e 11/07

Vale do Jiquiriçá

JAGUAQUARA

14 e 15/07

Médio Sudoeste

ITAPETINGA

22 e 23/07

Extremo Sul + Costa do Descobrimento

TEIXEIRA DE FREITAS

27 e 28/07

Litoral Sul

ITABUNA

30 e 31/07

Itaparica + Semiárido 2

PAULO AFONSO

10 e 11/08

Litoral Norte/Agreste Baiano

ALAGOINHAS

28 e 29/07

Bacia do Rio Grande

BARREIRAS

27 e 28/07

Bacia do Rio Corrente + Velho Chico


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas