UPB articula parceria com a Conder para agilizar elaboração e execução de projetos

Dois dias depois de inaugurar a reforma, ampliação e modernização do seu setor de engenharia e arquitetura, a União dos Municípios da Bahia (UPB) deu mais um importante passo visando agilizar a elaboração e aprovação de projetos para implantação de equipamentos urbanos nos municípios. A instituição municipalista articula a celebração de parceria técnica com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), visando integrar o setor de engenharia da UPB com a Conder. Esse assunto foi debatido pelo presidente da UPB, Zé Cocá e o presidente da Conder, José Gonçalves Trindade, numa reunião da qual participaram o vice-presidente institucional da UPB, José Henrique Tigre (Quinho), e o assessor da presidência, Jorge Castellucci.

Também prefeito de Jequié, Zé Cocá sugeriu a elaboração de 20 ou 30 projetos padrões de diversos equipamentos, que seriam ajustados às especificações apresentadas pelos municípios. O presidente da Conder abraçou com entusiasmo a iniciativa da UPB, e agendou com os diretores da UPB uma reunião na próxima sexta-feira (17) entre o coordenador de engenharia da UPB, Jorge Brandão, e a equipe da Conder.

Quinho, prefeito de Belo Campo, destacou que “esse é um momento importante e estamos dando um passo largo, intermediando e criando condições para agilizar a elaboração e aprovação dos projetos, fazendo com que os municípios tenham acesso a convênios e obras, e liberação de emendas parlamentares”. Ele lembrou que principalmente os municípios de pequeno porte, sem condições de pagar por projetos de engenharia, chegam a ficar dois ou três anos sem poder receber recursos e obras por falta de projetos.

O presidente Zé Cocá explicou que mudar essa realidade, agilizando a preparação e aprovação dos projetos, é um dos objetivos prioritários da UPB, que agora ganha mais força com a parceria que está sendo construída com a Conder.

A reunião realizada entre Conder e UPB foi articulada no dia anterior durante encontro entre o presidente Zé Cocá e o vice-presidente institucional, Quinho, e o secretário de Relações Institucionais da Bahia (Serin), Luiz Caetano. Eles definiram que é muito importante e fundamental buscar a celeridade dos projetos elaborados pelos municípios, que devem obedecer ao padrão estabelecido pela Conder.

Essa necessidade é confirmada pelo presidente da Conder, José Gonçalves Trindade. Ele revelou que muitos projetos apresentados por municípios acabam voltando mais de dez vezes para ajustes e adequações. Mas agora, Trindade, Cocá e Quinho estão certos de que com a modernização do setor de engenharia da UPB e a parceria com a Conder essa realidade vai mudar. “Nosso objetivo é servir melhor aos municípios, e viabilizar a implantação de equipamentos urbanos que irão melhorar a condição de vida da população”, sintetizou Zé Cocá.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas