Ubaíra: SETAF chega ao Vale de Jiquiriçá

Fotos/Weder Mello

Fotos/Weder Mello

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), beneficiará mais de 22 mil famílias de agricultores familiares do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá com a implantação do 21º Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), inaugurado nesta quarta-feira (28), no município de Ubaíra.
O ato contou com a presença do titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Martiniano Costa, representantes da Comissão Executiva do Plano da lavoura Cacaueira (Ceplac), da Secretaria de Planejamento (Seplan) prefeitos e secretários dos municípios do Território, colegiado e consórcio territorial, parlamentares, representantes de movimentos sociais, cooperativas, federações, associações e sindicatos de trabalhadores da agricultura familiar e outras autoridades do território.
11796369_1620443118218978_5984924103905942381_n
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, destacou os avanços das políticas públicas nos últimos anos, em nível federal e estadual e afirmou que essas ações tem como finalidade cuidar de cada um de nós, reconhecer o nosso valor e garantir os nossos direitos como cidadãos brasileiros.
De acordo com Rodrigues, o SETAF é a casa da agricultura familiar nos territórios. “Com a parceria de outros órgãos dos Governos Federal e estadual, movimentos sociais, sindicatos cooperativas e associações vamos fazer uma agricultura familiar mais forte, desenvolvendo também a economia dos municípios, melhorando a qualidade de vida dessa população de agricultores e agricultoras familiares”.
11220109_1620443051552318_4971026010504731918_n
Durante o evento, a coordenadora de Políticas Territoriais da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), Sarana Brito, apresentou a estratégia dos SETAFs, que é uma descentralização das políticas públicas para o meio rural. A coordenadora destacou a parceria com a Ceplac, que divide o espaço do SETAF com a SDR e ressaltou a importância dessa e de outras parcerias. “Estamos construindo juntos, poder público, sociedade civil, colegiados, consórcios territoriais e entidades voltadas à agricultura familiar, o desenvolvimento rural em nossos territórios”.
SEMAFs – Os SETAFs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF), que serão implantados pelas prefeituras que aderirem à implantação do Serviço. No Território Vale do Jiquiriçá, assinaram ao termo de adesão as prefeituras de Ubaíra, Itaquara, Mutuípe, Lafayete Coutinho, Amargosa, São Miguel das Matas, Irajuba, Santa Inês, Nova Itarana, Lajedo do Tabocal, Jiquiriçá, Maracás, Brejões, Cravolândia e Elísio Medrado.
Setaf1ubaira_765_370__0_0_1_center_top__0_transparent_0_1_7
O SETAF, que tem como finalidade articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos, é composto por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. A expectativa é que outros órgãos do governo também integrem os SETAFs.
O serviço já está em funcionamento nos territórios do Sertão de São Francisco, Recôncavo, Bacia do Paramirim, Semiárido Nordeste II, Vitória da Conquista, Médio Sudoeste, Médio Rio de Contas, Piemonte da Diamantina, Litoral Norte e Agreste Baiano, Piemonte Norte do Itapicuru, Bacia do Jacuípe, Sisal, Piemonte do Paraguaçu, Chapada Diamantina, Irecê, Região Metropolitana de Salvador, Litoral Sul, Itaparica, Baixo Sul e Bacia do Rio Corrente. Site Mídia Bahia.

Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas