Saúde pública debate propostas em Conferência Estadual; Itiruçu presente

Enfermeira Aline Nunes representa Itiruçu

Enfermeira Aline Nunes representa Itiruçu

Com o tema ‘Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro’, a 9ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes) foi aberta terça-feira (6). O encontro irá até quinta-feira (8), no Senai Cimatec, no bairro de Piatã, em Salvador.

Os secretários Josias Gomes (Serin) e Fábio Vilas-Boas (Saúde), além de representantes de diversos segmentos sociais, participaram do evento, que tem o objetivo de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde.

21809761579_b083d7b655_c

Esta é a primeira vez que a etapa estadual é precedida pela realização de conferências de saúde nos 417 municípios baianos, que encaminharam propostas e elegeram delegados.

Na abertura da 9º Conferes, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Mendonça, destacou que a conferência é um espaço para que todos possam sugerir melhorias para o sistema de saúde. “Esta é uma construção coletiva de todos que militam pela saúde pública”, afirmou Mendonça.

21373904104_b8082c7d7e_c

O secretário da Saúde do Estado e vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que as conferências são instâncias de participação popular. “O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ser um protagonista na construção da saúde pública”, disse Fábio Vilas-Boas.

Usuário do Sus itiruçuense, Adoaldo presente na Conferência

Usuário do Sus itiruçuense, Adoaldo presente na Conferência

Eixos temáticos – São oito os eixos temáticos que norteiam os debates em todo o país: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação e controle social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relacionamento público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação no SUS; e Reformas democráticas e populares do Estado.

O município de Itiruçu é representada por sua delegada eleita na Conferencia Municipal de Saúde, Aline Nunes, enfermeira da rede de atenção básica do de Itiruçu representando o poder público e  um usuário da rede sus, Adoaldo Souza.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas