Salvador sedia Congresso Nordestino de Municípios

Presidente da UPB, Maria  Quitéria convida os municípios para o evento. Foto/Blog Itiruçu Online.

Presidente da UPB, Maria Quitéria, convida os municípios para o evento. Foto/Blog Itiruçu Online.

Seca, desigualdades sociais, falta de obras estruturantes e o analfabetismo são apenas alguns dos problemas crônicos enfrentados pela região Nordeste, onde residem 30% da população brasileira distribuída em nove estados e 1.793 municípios. Fazer uma reflexão dessa realidade, promover a troca de experiências, articulações governamentais e a análise de assuntos emergenciais são objetivos do I Congresso Nordestino de Municípios que ocorre de 11 a 13 de novembro em Salvador, no Gran Hotel Stella Maris.

A realização do Congresso é uma parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB) com as demais entidades municipalistas do Nordeste e os governos estaduais. “Vamos expor os desafios enfrentados pelas prefeituras num processo interativo de trocas de experiências e estudo de alternativas, porém o mais importante é estabelecer uma agenda conjunta entre municípios da região”, afirma a presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria.

Como tema foi escolhido o mote “Oportunidades e possibilidades para o Nordeste”, que propõe um projeto coletivo de desenvolvimento para esse território, capaz de mobilizar forças políticas e sociais para ações convergentes. Maria Quitéria revela que o foco estará na implementação de estratégias de enfrentamento para os desafios do presente e do futuro.

Simultaneamente ao evento, ocorrerá a Feira de Produtos, Serviços e Tecnologia, que trará inovações do mercado nacional e internacional para facilitar ações da administração pública. Os participantes poderão conferir ainda a exposição paralela de empresas que oferecem informações, ferramentas e equipamentos de ponta para a melhoria da qualidade dos serviços municipais, com redução no custo de produção.

As inscrições serão abertas para o público em geral e começam a ser feitas no dia 21 de outubro, encerrando no dia 8 de novembro.

Desafios

O evento deve reunir cerca de 4 mil participantes para debater entre outros assuntos o fato da densidade demográfica apontar o Nordeste como sendo uma das regiões mais populosas do Brasil, mas que corresponde a apenas 13% do Produto Interno Bruto (PIB) na economia nacional.

Principais assuntos a serem abordados nas palestras e salas técnicas:

Desenvolvimento Regional e o papel dos Municípios

Comunicação Social para os municípios

Gestão Integrada e o papel das Associações e Consórcios Municipais

Mecanismos de Fomento para a Região Nordeste

O Papel dos Municípios na Atração de Investimentos Estrangeiros

A Improbidade Administrativa na nova Ordem Mundial

Prevenção e gerenciamento de riscos na Gestão Municipal

Judicialização da Saúde

Fonte: UPB.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas