Rui diz Jaguaquara negou UPA para atendimento da Covid-19; Prefeito divulga reunião onde Rui assume compromisso em Abril

O governador Rui Costa (PT), deixou o prefeito de Jaguaquara em situação complicada ao afirmar, no Papo Correria desta quarta-feira (26), que o prefeito Giuliano Martinelli (PP), teria recusado a abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o atendimento de pessoas com Covid-19, ainda no inicio da pandemia do novo coronavírus.

“Lá no início da pandemia, na primeira semana, eu disse que abriria todas as UPAs que estão fechadas, em todas as cidades, para atender Covid-19. Qual foi a primeira prefeitura que eu liguei para sugerir? A de Jaguaquara. Qual foi a resposta do prefeito na época? ‘Governador, muito obrigado, eu não quero abrir para Covid, porque aqui não tem nenhum caso. Agradeço sua atenção, mas não poderei atender’”, contou o governador

“Naquele momento, eu disse: prefeito, você está na beira da estrada. Mais cedo ou mais tarde, vai aparecer caso em Jaguaquara e vai precisar de atendimento. ‘Não, governador, muito obrigado, não quero não’. E nós contratamos outras UPAs, abrimos a de Ipiaú, contratei um hospital privado em Jequié, montamos a rede no entorno de Jaguaquara, porque o município naquele momento não quis. Depois, mudou de opinião. Nós conversamos com o consórcio da região, que já fez a licitação e está tudo encaminhado”, afirmou Rui.

Reclamação e contestação do prefeito

O prefeito Giuliano Martinelli tem reclamado, nas redes sociais, da falta de apoio do governo do estado para que Jaguaquara abra uma UPA. Em vídeo, o gestor municipal disse que desistiu de esperar por uma ajuda do governador e atuou, junto ao deputado federal Cacá Leão (PP), para conseguir a inauguração da unidade.

Já sobre as últimas declarações do governador, Juliano, o prefeito divulgou um vídeo (assista acima) onde Rui Costa aparece, ainda no mês de Abril, assumindo o compromisso com a abertura da Unidade de Pronto Atendimento para Jaguaquara e região, assumindo com o Consórcio de Saúde a responsabilidade de ter em Jaguaquara o núcleo de atendimento regional para tratamento da covid-19. Agora em agosto, quase 5 meses depois, a UPA será aberta pelo município, que cansou de esperar o estado.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas