Quadrilha Jacutinga se apresentará no domingo do São Pedro; Integrantes convidam comunidade

O departamento de Cultura de Itiruçu irá promover no próximo domingo, dia 30, durante os festejos de São Pedro, o resgate da Quadrilha Jacutinga, fazendo uma homenagem a Rua mais animada da cidade e às personagens que se envolviam nos festejos do antigo Barracão de João Batista.  Serão lembrados músicos artistas que levantam o nome do município, entre outros. É a juventude se resinificando com o tradicional.

Em Itiruçu as quadrilhas eram movimentos significativos quando os festejos tinham menores proporções, com o passar dos anos a cultura de apresentação de quadrilhas foi sendo escassa. De fato, tradições precisam retornar com força aos festejos populares e iniciativas desta natureza precisam do prestigio do público Itiruçuense, como forma significativa de incentivar cada vez mais a participação dos jovens, adultos e idosos em ações culturais.

No Vídeo abaixo, integrantes da quadrilha convidam os munícipes para assistirem a nova quadrilha Jacutinga, que promete muita animação na Praça do Forró durante a tarde de domingo.

Esta é uma tradição que permanece há séculos, cuja atribuição é dada a uma dança típica realizada pelos franceses campesinos durante as comemorações. No Brasil, ela começou a ser praticada pelos nobres em suas festas e acabou sendo incorporada à tradicional festa junina. Pares de casais são formados e eles dançam fazendo e desfazendo os pares. Muito comum nas regiões interioranas, hoje é motivo inclusive de concursos realizados nas comemorações juninas. Grupos acabaram se tornando especialistas nas danças que sempre acontecem ao som de músicas folclóricas. Boa sorte aos novos integrantes em Itiruçu.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas