Projeto de estudantes do IFBA de Conquista repercute em todo o Brasil

ifba

Eles foram personagens de reportagens de emissoras de televisão, de rádio, saíram em jornais. Mailson, professor, e Igo Romero e Ícaro Ramires, irmãos e estudantes do curso de Sistemas de Informação do Ifba, foram responsáveis pelo projeto “Detecção de Vazamentos na Rede Urbana de Água com Redes de Sensores sem Fio”, que ganhou notoriedade na Campus Party Brasil, principal evento de nacional de tecnologia, realizado em São Paulo.

Pesquisadores e empresários de setores ligados às inovações tecnológicas elogiaram e se interessaram pelo projeto dos alunos, por se apresentar como uma alternativa viável, inovadora e de baixo custo para enfrentar a crise hídrica, vivenciada em todo o mundo.

Segundo Mailson Souza Couto, professor do Ifba e cabeça de todo o projeto, a resultado do projeto foi melhor do que pensavam. “A gente não esperava essa repercussão tão grande. Um protótico elaboradao aqui dno Instituto e ganhou muitos elogios.” De acordo com ele, o próximo passo é ampliar o sistema, desde a parte hidráulica até melhorias de funcionalidades: “Hoje, nós trabalhamos na ideia de montar um projeto em grande escala, para, depois, ser disponibilizado à população”.

Ainda sem o registro do invento, eles correm para deixar tudo em ordem, tanto para que não haja uma cópia do invento, como também para que apareçam ainda mais pessoas interessadas em saber mais e, quem sabe, apoiar a boa ideia. “Agora, o próximo passo é o registro do projeto com o Ifba, já que o projeto foi desenvolvido dentro do Instituto.” De acordo com o professor, já apareceu gente interessada em apoiar as ideias dos três inventores: “Já tivemos resposta, retorno, e pensamos na parte do registro, as melhorias, mas faremos parcerias, tanto com patrocínio e melhoria no estudo”.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas