Programa Sanear Mais Bahia inicia trabalhos em Lafaiete Coutinho

funasa

A equipe do Programa Sanear Mais Bahia, parceria entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, começou uma serie de  visitas às prefeituras dos 50 municípios baianos que terão auxílio na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico. Nesta terça-feira (23), o município de Lafaiete Coutinho realizou o primeiro encontro com a equipe técnica do programa.

O primeiro contato teve como objetivo reunir com o prefeito, secretários e equipes e definir a composição do comitê municipal, além de definir a contrapartida da prefeitura e a logística para realização do trabalho. O Engenheiro da Funasa, Marcelo Assis, comandou os trabalhos do primeiro encontro, que deve acontecer uma vez em cada mês. Vereadores, Associações e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de secretários municipais fizeram parte das discussões.

lafaiete

Os municípios foram definidos a partir de critérios técnicos como maior população rural, baixos índices de cobertura de serviços públicos, menor IDH e incidência de diarreias entre a população. O Sanear Mais Bahia é um projeto com formato pioneiro que busca justamente suprir a falta de engenheiros e técnicos em cidades pequenas.

O prefeito Zenildo Brandão, tornou público a satisfação e lembrou que, os municípios estão tendo a oportunidade de apresentarem  planos próprios, que tenham a ver com suas realidades. Falou que a realidade em muitas localidades ainda é a existência de lixões para destinação dos resíduos sólidos e que os planos têm que apresentar formatos factíveis, citando que é uma luta da Associação dos municípios do Vale Jiquiriçá, através da Mercovale e que a luta irá continuar para que todos os municípios tenham seus planos de saneamento. Leia mais no site oficial 


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas